APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Luiz Caversan

Luiz Caversan

Jornalista, produtor cultural e consultor na área de comunicação corporativa. Foi repórter especial, diretor da sucursal do Rio da Folha, editor dos cadernos Cotidiano, Ilustrada e Dinheiro, entre outros. Assinou na Folha Online coluna todos sábados que migrou para blog: blogdocaver. Dirige a agência ‘Cavejac Textos e Ideias’.

Luiz Caversan é bacharel em Jornalismo - Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo; estudou no Istituto Europeo e Istituto Michelangelo, em Firenze, na Itália. Nos institutos estudou História da arte e Gastronomia mediterrânea. No país complementou o aprendizado da língua italiana.

Começou a trajetória no jornalismo como repórter do jornal O Estado de S.Paulo em 1976. Ficou lá por sete anos período em que desempenhou as funções de repórter e editor-assistente da editoria de Artes, espaço cultural que precedeu o Caderno 2.

Migrou para a Folha de S.Paulo como editor em junho de 1983. Iniciou aí uma temporada de mais de 21 anos de atividades. Neste período passou por diversas editorias e funções. Foi editor de Economia, Política, Cidades, Educação e Ciência. Trabalhou para o caderno Ilustrada, Suplementos, dirigiu a Fotografia, foi diretor da sucursal do Rio, codiretor da Agência Folha, membro da Comissão do Manual de Redação, coordenador do Programa de Didatismo, secretário assistente de redação e repórter especial.

A partir de 2000 foi colunista da Folha de S.Paulo. Assinou a coluna até abril de 2016 – portanto por 16 anos. Veja as colunas.

A coluna migrou para o blog mantendo a mesma performance, com o título blogdocaver. O blog é atualizado semanalmente na versão online da Folha de S.Paulo. Ele diz que, no novo espaço, além da independência natural desse tipo de plataforma, poderá explorar todos os mecanismos proporcionados pelos meios digitais, não mais atrelado a um veículo específico: “Assim, pretendo continuar falando com os leitores que me deram a honra de me seguir estes anos todos, demonstrando que a crônica, gênero que procuro praticar em meus textos, está longe de se tornar obsoleta no mundo digital. Se reinventa, sobrevive e avança, interagindo com facebook, instagram, twitter e tudo o mais que há ou que for inventado nesta área”.

Carversan afirma que as portas abertas pelas redes sociais são espetaculares, tanto que um texto recente que postou no seu facebook ganhou em dois ou três dias quase 20 mil compartilhamentos: “Imagine o número de pessoas que foram atingidas por ele. E é contando com todos os recursos de interatividade que continuarei na mesma linha que tenho mantido, abordando a depressão, os corações partidos, relacionamentos bons e maus, injustiça social, desvalidos e desesperados, exemplos de vida, a alegria de saber rir de si próprio, liberdades democráticas, sexuais e artísticas, criação e estilo, lamentos de morte, intolerâncias e pluralidades, desalento sem nunca perder a fé, um olhar humilde mas agudo sobre a vida que nos cerca aqui, ali, acolá...”.

Luiz Caversan é diretor da Cavejac Textos e Ideias, empresa de comunicação lançada em 2004. Consultor sênior em comunicação corporativa, à frente de sua empresa há 12 anos (2016), a empresa atua em várias frentes desde planejamento estratégico e reposicionamento de marcas até edição de fotos.

Escritor, Luiz lançou o título Como Fazer Jornal Todos os Dias, pela Editora Saraiva (2013).

Luiz coordenou Comissão de Seleção do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, em 2013 e em 2014 e 2015 o Prêmio ABEAR de Jornalismo.

 

Atualizado em Abril/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia – Edição 1.048

http://www.releituras.com/luizcaversan_menu.asp

https://br.linkedin.com/in/luiz-caversan-10289941

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizcaversan/

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)