Luiz Ceará

    Luiz Roberto Serrano Ceará nasceu na Vila Industrial, em Campinas (SP), em 23 de julho de 1950. É, portanto, um bucheiro ? termo aplicado àqueles que nascem na região do antigo Matadouro Municipal. Formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp/SP).
    Começou a carreira escrevendo sobre música no Diário do Povo, da cidade natal. Também músico e compositor, certa vez marcou um encontro com a cantora Elza Soares, em 1971, no Rio de Janeiro (RJ). Enquanto apresentava a ela uma de suas composições ? que ela viria a gravar ?, viu Manuel Francisco dos Santos, o Garrincha (1933-1983) entrar e sair da sala de chinelos, calção preto e sem camisa. Ficou tão encantado em conhecer o ídolo do futebol que resolveu direcionar a carreira para o Jornalismo Esportivo.
    Depois de formado, passou pela rádio Cultura, em 1975, e pela EPTV, filiada à Rede Globo. Em 1980, foi para a matriz carioca, onde ficou por quatro anos. Em São Paulo (SP), teve passagens pelas redes de TV SBT ? chegou a ser repórter do Aqui e Agora, nos anos 1990 ?, Globo, Manchete e Record. Esteve também na TV Século 21, de Valinhos (SP), e na Rede Família, de Limeira (SP), onde foi diretor de Esportes, além das rádios Educativa, Cultura, Brasil e Central, de Campinas.
    Saiu de sua segunda passagem pela TV Bandeirantes ? onde participava dos programas Jogo Aberto e São Paulo Acontece ?, em fevereiro de 2012. Continuou colaborando um período com as rádios Band Campinas e a Band News. Teve, então, passagem relâmpago pelo comando da jornada esportiva da rádio Metropolitana FM, de Campinas. Em dezembro do mesmo ano, começou na equipe esportiva da RedeTV! Participa, de segunda a sexta-feira, do telejornal RedeTV! Esporte. Desde junho de 2008, escreve o Blog do Luiz Ceará no portal UOL.
     
    Cobriu três Olimpíadas de Verão e quatro Copas do Mundo de Futebol e inúmeros torneios nacionais e internacionais. Diz ser “um caipira Pirapora, filho da senhora Aparecida e armeiro da cavalaria de São Jorge”. Nas horas vagas, é baterista e cozinheiro. Torce para a Associação Atlética Ponte Preta e o Clube de Regatas do Flamengo
    Atualizado em dezembro de 2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Jornalista&Cia ? Edição 874 ? de 28 de novembro a 4 de dezembro /2012.
    Jornalistas&Cia – Edição 832