APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Luiz Fernando Lima

Luiz Fernando Lima

Veterano repórter esportivo da TV Globo com passagens pelo Jornal do Brasil e o Estadão. É especializado em coberturas jornalísticas das Copas do Mundo e diversos eventos esportivos. Em 2009 assumiu a direção da nova Central Globo de Esportes (CGESP) que inclui a produção de programas para TV Globo, SporTV, Globo Esporte.com e novas mídias da emissora.

Luiz Fernando Lima nasceu no dia 19 de novembro de 1956, em Porto Alegre/RS. É formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) do Rio de Janeiro/RJ desde 1979.

 

O primeiro trabalho foi no jornal Folha da Tarde, ainda na capital gaúcha, inicialmente na seção de turfe e depois na editoria geral. Cerca de um ano depois foi para o Rio de Janeiro e pediu transferência para a Facha.

 

Na capital fluminense começou a trabalhar na editoria de esportes do Jornal do Brasil, onde foi responsável pela cobertura de modalidades como natação, atletismo e vôlei. Seis meses depois, passou a escrever também para O Estado de S. Paulo. 

Pelo Estadão acompanhou os Jogos Pan-americanos de Cáli, na Colômbia, em 1979 e de todas as partidas da seleção brasileira masculina de vôlei que no início da década de 1980 fez a primeira excursão. Nessa época, foi o repórter que divulgou o saque “jornada nas estrelas” do jogador Bernard

Depois da Copa do Mundo da Espanha, em 1982, foi convidado pelos jornalistas Celso Itiberê e Telmo Zanini para trabalhar na TV Globo. Na emissora a primeira cobertura como repórter foi o Pan-Americano de Caracas, em 1983. Nessa época fez uma cobertura histórica, direto de Havana, dos jogos disputados entre as seleções masculinas de vôlei do Brasil e de Cuba. Pela primeira vez, depois do golpe de 1964, uma delegação esportiva brasileira viajou com autorização do governo para a ilha de Fidel Castro. Além disso, também foi realizada a primeira transmissão ao vivo de Cuba para o Brasil. 

Em 1984 participou da cobertura das Olimpíadas de Los Angeles. Dois anos depois acompanhou os preparativos para o mundial da Copa do Mundo do México de 1986.

 

No final da década de 1980, o jornalista acumulou o cargo de repórter e a chefia de redação de Esportes, dividindo as funções com Telmo Zanini.

 

Como chefe de redação, procurou unificar a política editorial das reportagens de esporte apresentadas nos diferentes programas e telejornais da emissora. 

Desde então foi repórter da cobertura dos Jogos Olímpicos de Seul (1988), dos Jogos Pan-americanos de Havana (1991), da Copa do Mundo da Itália (1990), dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e da Copa do Mundo dos Estados Unidos (1994) na conquista do Tetracampeonato mundial. 

Uma curiosidade: durante a cobertura da Copa do Mundo, na Itália, conseguiu um furo de reportagem ao mostrar o jogador Maradona dando um soco em um dos integrantes da equipe argentina.

 

Em 1995, com a entrada de Evandro Carlos de Andrade na direção de jornalismo, foi convidado para o cargo de diretor de projetos e desenvolvimento da Central Globo de Jornalismo (CGJ). Como uma das preocupações era com a linguagem no texto jornalístico, implementou aulas de português para todos os jornalistas da área. No ano seguinte, retornou para a divisão de Esporte no cargo de diretor. 

Durantes as Olimpíadas de Sidney, em 2000, preparou um material de reportagens para mostrar ao telespectador um perfil dos atletas com a proposta de ambientar o telespectador com os locais em que seriam realizadas as competições. Outro destaque de sua atuação foi o aumento de espaço dedicado ao esporte na grade de programação. 

Como diretor de Esporte foi responsável ainda pelo planejamento das coberturas jornalísticas da Copa do Mundo de Atenas (2004), dos Jogos Pan-americanos de Winnipeg (1999), Santo Domingo (2003) e do Rio de Janeiro (2007).

 

Em julho de 2009, Luiz Fernando Lima assumiu a direção da nova Central Globo de Esportes (CGESP), com a missão de produzir programas para TV Globo, SporTV, Globo Esporte.com e Novas Mídias esportivas.

 

 

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)