APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Luiz Morier

Luiz Morier

Repórter-fotográfico com dois Prêmios Esso e um Vladimir Herzog, trabalhou por muitos anos no Jornal do Brasil.

Luiz Morier nasceu em 13 de setembro de 1951 no Rio de Janeiro/RJ. 

Começou a carreira de repórter-fotográfico no extinto jornal Última Hora, em 1977. Também teve passagens pelo Globo e trabalhou como freelancer no Estadão. Durante mais de 25 anos trabalhou para o Jornal do Brasil (RJ).

Em 1982, uma ação da Polícia Militar em um morro carioca resultou em prisão de dezenas de suspeitos. Mais tarde, ficou provado que todos eram trabalhadores e sem nenhum registro criminal. A foto, que mostrava que todos os detidos eram negros, recebeu o nome de Todos Negros e percorreu o mundo, ganhando pela primeira vez o Prêmio Esso de Fotojornalismo (1983) e o Prêmio Vladimir Herzog (1983). 

Em 1993, Morier acompanhava um grupo de turistas europeus num passeio de jipe pela Floresta da Tijuca. Na Cachoeira dos Macacos, o grupo fez uma parada para tirar fotos e ele se afastou para fazer uma panorâmica. Nesse momento, dois homens armados renderam o grupo e ele registrou. Logo depois, os assaltantes perceberam sua presença. Levaram sua máquina mas não o filme. A sequência foi estampada nas páginas do JB e já apontava para o comprometimento dos pontos turísticos da cidade com a violência. O nome da foto, Inferno no Paraíso, venceu o Prêmio Esso naquele ano. 

A terceira foto famosa de Morier foi clicada em 1998, quando voltava de uma entrevista, acompanhado da repórter Gabriela Garcia, e viu, na entrada de uma favela em Bonsucesso, dois policiais agindo com violência com dois assaltantes. A imagem de Morier não levou o primeiro lugar do Prêmio Esso e por isso causou indignação e protestos no meio jornalístico. Mas ganhou o reconhecimento internacional como o Prêmio da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). 

Depois que o Jornal do Brasil deixou as bancas, Luiz Morier se integrou ao diário esportivo Lance!, onde é editor-fotográfico. 


 


Atualizado em agosto/2012 - Portal dos Jornalistas.

http://www.arfoc.org.br/paparazzi/default3.asp?idperfil=18&idedicao=12&v=s
http://www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=412
http://correiodalapa.blogspot.com.br/2009_05_12_archive.html

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)