APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Luiza Villaméa

Luiza Villaméa

Repórter especial da revista Brasileiros, antes trabalhou por quase 17 anos na revista Isto É. Passou ainda pela revista Veja e jornal O Globo.

Luiza Villaméa nasceu em Dom Silvério, cidade situada no vale do Rio de Peixe, município brasileiro do Estado de Minas Gerais, mora em São Paulo. É bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero em São Paulo desde 1989. Concluiu mestrado em História pela Universidade São Paulo, USP, em 2008, com a dissertação Adhemar de Barros (1901-1969): a origem do rouba, mas faz.

Começou a carreira na extinta Folha da Tarde, e em dezembro de 1990 foi para a revista Veja como repórter, onde ficou até novembro de 1991. Da Veja passou para a reportagem do O Globo. Ficou no jornal até novembro de 1993.

Por 16 anos 8 meses foi editora-assistente, subeditora, editora e repórter na revista ISTOÉ. No período de junho de 1995 a janeiro de 2012 entre as diversas funções que assumiu, também foi encarregada de fazer a ponte com a Time Inc., maior editora de revista dos EUA, para publicação em português, no Brasil das melhores reportagens da magazine. Em contatos semanais com Nova York, Luiza escolhia o que seria publicado na IstoÉ Gente.

Luiza Villaméa deixou IstoÉ depois de mais de 16 anos de casa e começou como repórter especial na revista Brasileiros em fevereiro de 2012.

Em dezembro de 2012 ganhou menção honrosa no XXIX Prêmio Direitos Humanos e Jornalismo, pela reportagem A Vida Dupla de Carlos Knapp, publicada na edição de número 61 da Revista Brasileiros, edição de agosto.

A reportagem vitoriosa contou a trajetória do publicitário Carlos Knapp, um bem-sucedido dono de agência de propaganda de São Paulo que alternou o papel de executivo com o de apoio à resistência armada à ditadura militar. Em sua casa, no elegante bairro Jardim Europa, a 300 metros da residência do comandante do II Exército, ele chegou a abrigar o líder guerilheiro Carlos Marighella, considerado pelos órgãos de repressão como o inimigo público número 1.

Em outubro de 2013 a reportagem Filhos do Brasil assinada por Luiza foi indicada como finalista no pelo Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Regional Sudeste. A matéria foi publicada pela revista Brasileiros. A matéria foi publicada pela revista Brasileiros e contou a história de quatro brasileiros, Ernesto, Zuleide, Luis Carlos e Samuel, todos eles crianças durante o triste período de Ditadura Militar no País, época em que foram separados de suas famílias e obrigados a deixar o Brasil como subversivos, traidores de sua nação.

 

 

 

 

Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Vídeo:  http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Rj7e36ZiLkM

http://www.linkedin.com/pub/luiza-villamea/22/3a8/11a

http://www.terra.com.br/istoegente/edicoes/406/artigo52164-1.htm?o=r

https://www.facebook.com/luiza.villamea/about

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)