APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Luiza Xavier

Luiza Xavier

Repórter de economia em O Globo, passou pelas rádios Tupi, Bandeirantes e Globo/CBN. Atuou ainda pelo Jornal do Brasil e Folha de Londrina.

Neuza Luiza da Silva Xavier nasceu no Rio de Janeiro em 21 de novembro de 1969. Se formou jornalista, em 1992, pela Faculdade de Comunicação Hélio Afonso.

Começou a carreira na extinta rádio Estácio FM no Rio de Janeiro, onde "começou a aprender realmente como funcionava uma redação, embora fosse uma emissora alternativa" relembra. Foi seu primeiro contato com a ronda da apuração, a escuta dos noticiários das concorrentes e com a redação de notinhas que eram lidas pelos locutores. Lá também foi para a rua pela primeira vez e teve a certeza de que queria ser repórter.

Em 1991, passou a estagiar na rádio Tupi. Em seguida, foi freelancer por quase um ano da rádio Bandeirantes em São Paulo. De volta ao Rio, ficou por 3 anos como repórter da rádio Globo/CBN que, na época, era a única emissora all news, e onde teve a oportunidade de direcionar sua carreira para a área de economia. Acompanhou o início das privatizações das empresas estatais, participando da cobertura dos leilões que ocorriam na então Bolsa de Valores do RJ. Teve também, a oportunidade de participar de cursos relacionados ao setor, o que consolidou o interesse pela editoria de economia.

Fez sua estréia na mídia impressa no Jornal do Brasil, onde foi repórter de economia entre os anos de 2000 e 2003. Um ano mais tarde teve sua primeira experiência na comunicação corporativa, atuando na Dupla

Criação Comunicação & Eventos, da qual foi sócia-diretora até meados de 2009.

Em 2007, de volta à redação, entrou como repórter de economia na Folha de Londrina em Curitiba/PR. Ainda na capital paranaense, atuou no Diário de Maringá até outubro de 2010.

Voltou ao Rio de Janeiro, desta vez para ser editora do Jornal do Commercio, onde ficou por um ano e meio.

É repórter de economia do jornal O Globo, onde está desde novembro de 2010.

Sobre as escolhas no jornalismo confessa: "Embora tenha ingressado no curso de Comunicação com a intenção de atuar como repórter em redação de jornal, acabei me apaixonando pela velocidade, simplicidade e utilidade do rádio."

 

 

 

Atualizado em novembro/2012 - Portal dos Jornalistas

 

Fonte:

Informações fornecidas pela jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)