APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Mac Margolis

Mac Margolis

Correspondente premiado, tem como tema Brasil e América Latina, é colunista do jornal O Estado de S.Paulo, correspondente do site The Daily Beast e edita o site ‘brazilinfocus’.

Mac Margolis nasceu em Hanover, cidade localizada no estado americano de Nova Hampshire, no Condado de Grafton.

Um correspondente de longa data para a Newsweek, Mac Margolis tem viajado extensivamente no Brasil e América Latina. Ele tem contribuído para a The Economist, The Washington Post e The Christian Science Monitor, e é o autor de The Last Novo Mundo: A Conquista da Fronteira na Amazônia, editora W. W. Norton & Company, 1992.

Em janeiro 1990 recebeu um prêmio da Fundação Alicia Patterson com o relatório que produziu sobre o desenvolvimento e destruição na floresta amazônica, o trabalho foi considerado o Melhor artigo de um correspondente estrangeiro no Brasil.

Foi Prêmio Embratel de Jornalismo em novembro de 2002 com a reportagem Big Mistake do Brasil, publicada pela revista Newsweek International. A reportagem teve como tema a reforma agrária que, de acordo com a abordagem de Mac, “deu errado no Brasil”.

Mac ganhou em 2003 o Prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, pelo seu trabalho de melhorar a compreensão das Américas, informando sobre o Brasil e a América Latina.

Mantem o site brazilinfocus onde pergunta e responde: “Por que o Brasil em Foco? Há muitas maneiras de descobrir sobre o Brasil, a partir de livros de guia para os fios para a blogosfera. Brasil Em Foco é diferente na medida em que uma rede de jornalistas profissionais, escritores, acadêmicos e formuladores de políticas se dedicam a refletir com seus textos, sobre a maior nação da América Latina. O portal é resultado do trabalho de vários profissionais, é editado por Mac Margolis, que há muitos anos fez do Rio a sua casa e o Brasil a sua vocação. Junto com ele está Ricardo Azoury, um fotógrafo brasileiro premiado e fotojornalista, que viaja e fotografa o Brasil 1970.

Na apresentação os editores deixam claro que “este site não está associado a nenhum partido político ou movimento, e as opiniões expressas nos artigos aqui publicados são exclusivamente da responsabilidade dos autores individuais”.

Em sua coluna publicada no Estadão, em 2 fevereiro de 2014, Mac Margolis fez comparações entre alguns países da américa latina: “De um lado, estão os países que administram bem seus recursos naturais: Peru, Colômbia e, especialmente, Chile – que, quando o cobre dispara, deposita o lucro num fundo de estabilidade. Do outro lado, estão os países de abundância, gigantes pela própria natureza e apequenados pela cultura política nanica”.

 

 

Atualizado em fevereiro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.brazilinfocus.com/samba/

https://twitter.com/macmargolis

http://br.linkedin.com/pub/mac-margolis/2/b4/668 

http://www.thedailybeast.com/contributors/mac-margolis.html

http://diplomatizzando.blogspot.com.br/search/label/Mac%20Margolis

www.estadao.com.br/colunistas/mac-margolis

http://corecatholica.blogspot.com.br/2013_10_30_archive.html

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)