APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Manoel Fernandes

Manoel Fernandes

Criou a revista Bites Magazine e colocou frente-a-frente as empresas e seus stakeholders no universo digital. Presta consultoria de gerenciamento de reputação e imagem pública de marcas online. É sócio também da agência Satya.

Manoel Fernandes é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/PE), em 1992. Concluiu, em 2013, o curso de especialização em Relações Governamentais, pelo Insper (SP).
 
Começou a carreira em 1989, como trainee da Folha de Pernambuco (PE). No ano seguinte, passou para a editoria de Política do Diário de Pernambuco (PE), onde foi setorista na Câmara dos Vereadores, na Assembléia Legislativa e no Palácio do Governo durante as administrações de Joaquim Francisco e Miguel Arraes (1916-2005).
 
Entre 1994 e o ano 2000 trabalhou na revista Veja (SP), da Editora Abril. Começou como repórter na sucursal de Recife (PE), onde venceu o Prêmio Esso Especial 40 de Informação Econômica 1995, com Laurentino Gomes, João Fábio Caminoto, Marcos Pivetta, Mônica Bergamo, Ernesto Bernardes e Marco Antinossi, pela matéria A turma do calote, sobre dívidas no setor agrícola. Em agosto de 1996, foi transferido para Salvador (BA), onde assimiu a chefia da sucursal.
 
Iniciou 1998 no Rio de Janeiro, trabalhando como editor-assistente da publicação. No ano seguinte, foi para São Paulo (SP), atuando como colunista da seção Hipertexto e editor-assistente de Tecnologia.
 
Foi editor de Ciência e Tecnologia da Forbes Brasil (SP) entre 2000 e 2002. Assumiu, em seguida, a editoria de eCommerce da revista IstoÉ Dinheiro. Em 2005, passou a comandar a direção da redação da Revista Nacional de Telecomunicações (RNT).
 
Em março de 2007, com Luciana Costa, criou a W3 Geoinformação Editora e lançou a revista Bites, primeira publicação brasileira dedicada ao mundo dos negócios da web 2.0, com distribuição completamente digital. A revista integra o Grupo Bites, que reúne ainda uma promotora de eventos, uma unidade de análises e estudos estratégicos de novas mídias e uma consultoria que atende grandes marcas do mundo empresarial brasileiro. Entre os clientes da Bites estão o Grupo Globo, a SKY Brasil, a Globo Internacional, a Camargo Corrêa, o Grupo Abril, a Fiat, a BTG Pactual e a Visa.
 
Esteve à frente da série de eventos Café com Blog, entre novembro de 2007 e dezembro de 2008, que reuniu blogueiros e executivos de empresas do mercado financeiro, de tecnologia, de pequenas e médias empresas, publicidade e varejo.
 
Fez parte da comissão de premiação do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011.
 
Divulgou, em junho de 2015, estudo que coloca o Grupo Estado (SP) na liderança dos sites de notícias com maior engajamento da internet brasileira, chegando mesmo a superar, no período, nomes globais como The New York Times (EUA), The Guardian (Inglaterra) e Washington Post (EUA), no quesito interação (compartilhamentos, curtidas e recomendações).
 
Em março de 2016, tornou-se sócio – com Edna Dantas e Luciana Costa –, da Satya Comunicação e Tecnologia, agência de comunicação que faz uso intensivo de tecnologia e análise de dados para a elaboração de estratégias de comunicação corporativa e relações públicas.
 
 
Atualizado em setembro de 2016
 
Fontes:
Arquivo Jornalistas & Cia.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)