APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marçal Alves Leite

Marçal Alves Leite

Editor dos Indicadores Econômicos do jornal Zero Hora (RS), assina há quase duas décadas a coluna Sua Renda. É fundador do Núcleo de Eco-Jornalismo da Fenaj (NEJ)

Marçal Alves Leite nasceu em 20 de março de 1956, em Alegrete, RS. Em 1985, concluiu o curso de Comunicação Social na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS.

Iniciou a carreira em maio de 1986, como redator na Central do Interior, do Correio do Povo, em Porto Alegre, RS, onde sempre trabalhou. No final de 1986, passou para a Rádio Pampa, onde exerceu função de redator durante três meses. Depois, saiu para realizar trabalhos de produção independente em vídeo e jornais de empresa.

Retornou às redações no começo de 1988, ficando durante três anos e meio como repórter do Jornal do Comércio, no qual trabalhou nas editorias de Economia, Política e Cultura.

Em janeiro de 1993, ingressou no Zero Hora, veículo no qual até hoje responde por Finanças, com duas páginas diárias dos indicadores econômicos durante a semana e uma página (Sua Renda) no caderno Emprego & Oportunidades, aos domingos. Desde 2007, assina também a coluna Mercado em dia no ZH.

Ganhou, com os colegas do ZH, o Prêmio Bovespa de Jornalismo de 1997, pela edição de um caderno especial sobre a queda das bolsas asiáticas.

Em 1989, participou, em Brasília, do primeiro seminário sobre jornalismo ambiental do País, promovido pela Federação Nacional de Jornalistas, com patrocínio do Fundo das Populações da ONU. Ali fundou, junto com cerca outros colegas do Brasil, o Núcleo de Eco-Jornalismo da Fenaj (NEJ). No evento falou de sua atuação e preocupação com a sustentabilidade: “Como interessado em meio ambiente, visito regularmente algumas áreas que considero importantes, entre as quais a península rio-grandense que fica entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, o litoral paranaense e o paulista, desde Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Cananéia e Iguape. Também tenho realizado viagens pelo Brasil, Argentina e Chile. Alguns colegas me consideram especialista em Argentina em razão das constantes viagens que faço para lá (são mais de 20). Assim, pude conhecer desde a Quebrada de Humahuaca, em Jujuy, até a Península Valdez, em Chubut, entre outros lugares”.

 

Atualizado em março/2012 - Portal dos Jornalistas

Fonte:

- Livro Jornalistas Brasileiros - Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).
- Blog Sua Renda -
http://wp.clicrbs.com.br/suarenda

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)