APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcelo Alves

Marcelo Alves

Especializado em Esportes, escreve também sobre Política, Economia, Música e Cinema. Comandava o blog Planeta que Rola, de grande audiência no portal Globo.com.

Marcelo Alves é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), do Rio de Janeiro, em 2004. Concluiu pós-graduação em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PucRio), em 2017.
 
Começou a carreira como estagiário da Folha da Laranjeira (RJ), ligada à Associação de Moradores de Laranjeiras, atuando como repórter, fotógrafo e assistente de edição, de fevereiro a setembro de 2002. Completou o perído de estágio como repórter no jornal O Fluminense (RJ), de Niterói (RJ), atuando já na editoria de Esportes, entre fevereiro de 2003 a junho de 2004.
 
Começou a atuar com mídia digital no site Pelé.net, fazendo cobertura diária dos quatro grandes clubes de futebol carioca, de julho a dezembro de 2004. Retornou a O Fluminense em fevereiro de 2005, ocupando diversas funções: redator e editor da editora de Economia, redator e editor do caderno Profissões e redator do Segundo Caderno, responsável pela coluna semanal de Música Graves e Agudos. Em plantões de fim de semana respondia pela editoria de Esportes.
 
Em maio de 2006 tentou a sorte nas Organizações Globo (RJ), atuando como repórter temporário de O Globo Niterói (RJ) e depois como freelancer nas editorias de País, Rio e Esportes do portal Globo.com. Foi contratado como repórter da editoria de País em abril de 2008, escrevendo matérias sobre Política e participando da cobertura das eleições municipais, estaduais e presidencial. Em março de 2010 migrou para a editoria de Esportes, quando participou da cobertura das Copas do Mundo de Futebol de 2010 e 2014, além de ter sido reforço na cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e efetivo na de Londres 2012.
 
Criou, em agosto de 2007, na plataforma Blogger, o blog Memórias da Alcova, onde escreve sobre Cinema, Música e Futebol. A partir de 2008, ficou à frente do blog Planeta que Rola, espaço dedicado à cobertura do futebol internacional, um dos líderes de audiência do portal. Ganhou coluna em O Globo em 2010, que foi publicada sempre às quartas-feiras até dezembro de 2014. Paralelamente, atuou como repórter e redator da editoria de Cultura, auxiliando na cobertura do Festival de Cinema do Rio 2013 e escrevendo até agosto de 2015 no blog Liquidificador, onde fazia críticas de cinema.
 
Criou na Blogger em junho de 2016 o blog Drible da Vaca: Uma visão malemolente sobre o futebol jogado no mundo. Deixou o Grupo Globo em janeiro de 2017, quando a Infoglobo unificou as redações de O Globo e de Extra, provocando a demissão de dezenas de profissionais.
 
 
Atualizado em janeiro de 2017
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)