APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcelo Beraba

Marcelo Beraba

É diretor do Grupo Estado no Rio. Trabalhou em O Globo, no Jornal do Brasil, na TV Globo e na Folha de S.Paulo; nesta exerceu, entre outras, a função de ombudsman. É um dos fundadores e foi o primeiro presidente da Abraji. Recebeu em 2005 o Prêmio Excelência em Jornalismo do ICFJ (International Center for Journalism).

Marcelo Beraba nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 29 de abril de 1951 e é formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Iniciou a carreira jornalística em O Globo, em 1971, como repórter de Cidade e de Polícia.

Foi repórter, chefe de Reportagem e diretor da Sucursal da Folha no Rio entre 1984 e 1988. Em São Paulo, ainda na Folha, foi editor de Cotidiano, em 1988, e editor de Política e do caderno diário Diretas-já, em 1989, durante a cobertura da primeira eleição direta para presidente da República desde 1961.

Entre 1991 e 1996, foi secretário de Redação da Folha, responsável pela área de Produção. Em 1996, voltou para o Rio, como editor-executivo do Jornal do Brasil, onde ficou até 1998, quando voltou para São Paulo como editor-executivo do Jornal da Globo, da TV Globo. O jornal era então dirigido e apresentado por Lillian Witte Fibe.

Em setembro de 1999, voltou para o Rio como diretor da Sucursal da Folha, cargo que ocupou até 15 de março de 2004.

Foi ombudsman da Folha a partir de 2004. Nesse posto participou, com o jornal, da organização da Conferência Anual da Organization of News Ombudsman (ONO) em São Paulo, em 2006, a primeira realizada fora da América do Norte e da Europa.

Foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, além de seu diretor na gestão 2012/2013.

Foi diretor do Comitê de Liberdade de Expressão e do Comitê Editorial da ANJ (Associação Nacional dos Jornais).

Recebeu em 2005, em Washington DC, o Prêmio de Excelência em Jornalismo Internacional do International Center for Journalists (ICFJ). No discurso de agradecimento pelo prêmio lembrou que este chegou poucos meses antes de completar 35 anos de jornalismo:

“In three months, I am going to celebrate the 35th anniversary of my professional career. This award highlights for me the importance of international support such as that of ICFJ. Thank you for helping to create the space that allows us to do what needs to be done as journalists. I am delighted to accept it as recognition of a collective effort, in the name of my Brazilian colleagues who together with me founded the Brazilian Association for Investigative Journalism, Abraji, in 2002, and the newspaper Folha de S. Paulo, with its commitment since 1989 to the institution of ombudsman and all of the difficulties that permanent scrutiny of the company and its editorial policy imply”.

Marcelo assumiu o cargo de diretor de Redação na sucursal do Estadão no Rio de Janeiro.

Ele participou como palestrante em abril de 2014 do 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo promovido pela Abraji em BH.

Em 14 de abril de 2015, participou também com vários jornalistas do debate online sobre Os desafios do jornalismo investigativo no Brasil, promovido pela ESPM-Rio em parceria com a Abraji. Ao abrir o debate, afirmou que o jornalismo está vivendo um período paradoxal. Ao mesmo tempo que é difícil, devido aos cortes nas redações e queda na circulação, é estimulante, pois, segundo ele, há uma forte demanda por parte da sociedade por mais transparência, mais informação, mais controle dos poderes (não só estatais, mas também privados). “O jornalismo investigativo sempre esteve em dívida com a sociedade”, ressaltou.

Em outubro de 2015 Marcelo Beraba é presença confirmada no Encontro de Tiradentes, (MG), em Mesa Política que reunirá também Zuenir Ventura (O Globo), Luís Nassif (Agência Dinheiro Vivo / EBC)  e Daniela Arbex (Jornalista Investigativa). O evento, apoiado por este Portal dos Jornalistas, tem a curadoria de Audálio Dantas e apoio da Prefeitura de Tiradentes.

 

 

Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.casadosfocas.com.br/os-desafios-do-jornalismo-investigativo-no-brasil/

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/abraji-promove-seminario-jornalismo-investigativo-em-bh

http://www.abraji.org.br/?id=80

http://www.icfj.org/marcelo-beraba-acceptance-speech-2005-awards-dinner

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)