APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcelo Carneiro da Cunha

Marcelo Carneiro da Cunha

Jornalista, escritor premiado em livros e filmes, assina o blog 'Zagueiro' no Terra Magazine. Autor dos livros que deram origem aos filmes Insônia e Antes que o Mundo Acabe

Marcelo Carneiro da Cunha nasceu em Porto Alegre/RS. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista da Fundação Japão, escritor-visitante, em Tóquio, 2007 e em 2000, foi escritor-residente da Fundação Ledig House, de Nova York. Vive em São Paulo desde 2007.

Como escritor, já publicou 18 livros, tendo recebido prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes, da União dos Escritores do Brasil e da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, entre outras.

Os livros publicados por Marcelo estão na ‘Linha do Tempo’ desse perfil. O primeiro em 1987, a novela Noites do Bonfim e em novembro de 2012 o romance infantojuvenil Filho de Peixe, baseado em uma história real no litoral de Pernambuco.

Escreveu o roteiro do filme Batalha naval premiado no Festival de Gramado de 1994 e o argumento de O branco, premiado nos festivais de cinema de Berlim, Rio de Janeiro, Biarritz e outros.

Em 2004, lançou o romance O nosso juiz, seu primeiro livro para o público adulto. Em 2005, publicou o volume de contos Simples - O amor nos anos 00.

Trabalhou também no roteiro do especial de TV Travessia (2002, TVE/RS), baseado em conto de Sergio Faraco.

Dois livros de Marcelo foram adaptados para filmes de longa-metragem: Antes que o Mundo Acabe, produzido pela Casa de Cinema e dirigido por Ana Luiza Azevedo, recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro, pela critica no Festival de Paulínia, e o prêmio Itamaraty, do Ministério das Relações Exteriores, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; e Insônia, coprodução Brasil-Argentina, dirigido por Beto Souza foi lançado em julho de 2010. Insônia (1996) recebeu o prêmio da União de Escritores do Brasil. Os dois livros citados,  receberam o selo Altamente Recomendável da Fundação Brasileira do Livro Infanto-Juvenil.

Sua novela Duda 2, a Missão ganhou o prêmio de Melhor de 1994, pela Associação Paulista de Críticos de Arte. O curta-metragem O Branco foi premiado nos festivais de cinema de Berlim, Rio de Janeiro, Montevideo, Buenos Aires, e outros.

Colunista do Terra Magazine Marcelo assina o blog Zagueiro escreve sobre as agruras da população no dia a dia. A frase de identificação da coluna assinala que “Acredita que bola boa é bola pra fora do estádio. Crente nos poderes da aspirina e do conhaque de alcatrão São João da Barra. Medo, só de barata”.

 

 

Atualizado em agosto/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://terramagazine.terra.com.br/zagueiro/blog/2013/08/16/basta-dizer-a-palavra-magica-cartel/

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/feira-do-livro/noticia/2012/11/tres-perguntas-para-marcelo-carneiro-da-cunha-3940227.html

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)