APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcelo Coelho

Marcelo Coelho

Membro do Conselho Editorial da Folha e colunista do caderno ‘Ilustrada’. Leva na bagagem uma antologia de livros publicados.

Marcelo Coelho é formado em Ciências Sociais e tem mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo/ USP.

Articulista da Folha de S.Paulo desde 1983, Coelho faz parte do Conselho Editorial do jornal, além de escrever semanalmente para a Ilustrada sobre cultura e sociedade (desde 1990). Coelho também é blogueiro da Folha Online, onde examina a crítica de artes e entretenimento e analisa as engrenagens da indústria cultural de forma didática e criteriosa.

Em 2008 participou da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty na mesa de trabalhos ‘Os livros que não lemos’ que debateu a tese polêmica do professor de literatura e psicanalista Pierre Bayard de que “não é preciso ler um livro para falar dele” e na esteira do tema tratou panorama diacrônico e muito sintomático: o número cada vez menor de leitores.

Publicou livros de ficção, crítica e literatura infanto-juvenil. De ficção, Coelho escreveu dois livros: Noturno (Iluminuras, 1992) e Jantando com Melvin (Imago, 1998), que são marcados justamente por essa capacidade de tratar de assuntos tão variados (a dicotomia entre os gêneros, a culpa e sua expiação, as situações corriqueiras impalpáveis em que mesmo as pequenas coisas fogem ao controle), além dos títulos Montaigne e Crítica Cultural: Teoria e Prática (ed. Publifolha).

O Crítica Cultural: Teoria e Prática é baseado no curso de jornalismo cultural que Marcelo Coelho ministrou para alunos de graduação entre 1997 e 2003. Lançado pelo Publifolha em 2006. É referência para quem pretende lidar com a observação dos meios culturais para poder interpretar a contemporaneidade pelo caminho da arte e suas diversas manifestações. Trata-se de um guia prático, de cuidada elaboração didática, que, longe de assumir o tom professoral adotado por muitos livros voltados ao assunto, vai direto ao ponto.

Em Tempo Medido 101 crônicas, estão colecionadas as melhores publicadas entre 1998 e 2007, no caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo. Selecionadas pelo próprio Marcelo, as crônicas tratam dos temas mais variados e pontuam os acontecimentos mais significativos desse período.

O último livro dele, Cine Bijou, (2012 – publicados por Cosac Naify e Edições SESC) conta histórias sobre a Praça Roosevelt, na região central da cidade de São Paulo. O livro, ilustrado pelo cartunista Caco Galhardo, fala sobre as memórias da adolescência do autor que frequentava o cinema de arte instalado na praça e circulava pela região na década de 70.

 

 

Atualizado em julho/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/blogs/

http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/135917/

 www.flip.org.br/‎

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)