APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcelo Kischinhevsky

Marcelo Kischinhevsky

Desenvolveu carreira jornalística nos jornais O Globo, O Dia e JB e agora é professor universitário no Rio de Janeiro, além de autor de livros

Marcelo Kischinhevsky nasceu em 12 de fevereiro de 1969, no Rio de Janeiro, RJ, cidade em que sempre viveu e trabalhou. Graduou-se em Jornalismo, fez mestrado e recebeu o título de Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Também é professor e pesquisador de radiojornalismo. Foi um dos criadores da Rádio Livre 91.50 FM.

Em 1992, foi estagiário na reportagem Geral e repórter freelancer dos jornais de bairro de O Globo. Entre 1993 e 1998, teve duas passagens pelo jornal O Dia, começando como estagiário de Cidade e Polícia e, posteriormente, atuou como repórter, chefe de reportagem, redator e subeditor das Edições Regionais. Transferiu-se, então, para o Jornal do Brasil, onde entrou em 1998 como redator de Economia, passando no ano seguinte a editor-assistente e, durante breves períodos, foi chefe de reportagem e repórter especial.

A partir de agosto de 2004, assumiu o cargo de editor de Economia e Negócios do JB e, logo, tornou-se também titular da coluna Informe Econômico, tendo o apoio da repórter especial Samantha Lima, que assinava o espaço às segundas-feiras. Criou ainda a coluna No Campo dos Negócios, relacionada aos negócios e bastidores da indústria esportiva e então publicada todos os sábados na editoria de Esportes.  Entre 2005 e 2006, acumulou ainda a coordenação da sucursal da Gazeta Mercantil no Rio de Janeiro. Em julho de 2006, deixou o JB e passou a atuar no mercado corporativo, redigindo e editando relatórios anuais para grandes empresas, clientes de agências de comunicação, como Selulloid e TV1.

Paralelamente, trilhou a carreira acadêmica. Foi professor-substituto na UFRJ, nos anos 1990. Lecionou em diversas instituições de ensino superior e hoje é professor-adjunto do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), onde coordena o AudioLab (Laboratório de Áudio). Também é professor do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo sido um dos responsáveis pela implantação da emissora web Rádio PUC-Rio Digital.

Publicou o livro O rádio sem onda – Convergência digital e novos desafios na radiodifusão (Ed. E-Papers, 2007) e foi um dos organizadores, ao lado de Fabio Mario Iorio e João Pedro Dias Vieira, da coletânea Horizontes do Jornalismo – Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais (Ed. E-Papers, 2011).

 

Atualizado em abril/2012.

Fontes:

Livro "Jornalistas Brasileiros - Quem é quem no jornalismo de Economia" - edição 2005

Informações fornecidas pelo próprio jornalista

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)