Marcelo Knobel

    Marcelo Knobel nasceu em 18 de julho de 1968, em Buenos Aires (Argentina). É graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), em 1989. Doutorou-se em Física pela mesma instituição, em 1992 e fez pós-doutorado no Instituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, de Turim (Itália) e no Instituto de Magnetismo Aplicado, de Madri (Espanha), em 1994, Obteve a livre-docência no ano 2000, também pela Unicamp.
    Foi membro do corpo editorial da revista eletrônica ComCiência, do Labjor/Unicamp, de 2000 a 2005, além de editor da seção Radar da Ciência.
    É editor-chefe da revista trimestral Ciência e Cultura, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural.
    É editor-associado do Journal of Metastable and Nanocrystalline Materials, alocado no portal Scientific.Net ? Materials Science and Engineering, desde o ano 2000, e da revista interdisciplinar MultiCiência, dos centros e núcleos da Unicamp, desde 2003.
    Colabora em diversas publicações internacionais, como o Journal of Magnetism and Magnetic Materials, o IEEE Transactions on Magnetics, o Journal of Applied Physics e o Applied Physics Letters.
    Organizou, com Peter Schulz, os livros Einstein: Muito Além da Relatividade (Sangari, 2010) e Tão Longe, Tão Perto ? As Telecomunicações e a Sociedade (Telefônica, 2010).
    Atualizado em dezembro de 2011.
    Fontes: