APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Jornalista, repórter de cultura e Crítico de Cinema do Jornal O Tempo. Trabalhou no Jornal e TV Panorama e atuou brevemente na Rádio Inconfidência. É colaborador da Revista eletrônica Filmes Polvo e mantém um blog no Portal O Tempo Online sobre a sétima arte.

Marcelo Miranda da Silva nasceu na capital do Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1981. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Apaixonado por cinema, sempre buscou direcionar a sua carreira para o tema e, antes mesmo de se formar, já colaborava com textos sobre filmes para o site Cinéfila.

Na mídia impressa, iniciou a carreira como repórter de cultura e crítico de cinema do Jornal Panorama e TV Panorama, em Juiz de Fora, onde permaneceu durante dois anos. Posteriormente, trabalhou na equipe de reportagem do Acessa.com, portal de notícias da cidade.

Em 2006, mudou-se para a capital mineira e trabalhou brevemente como redator na Rádio Inconfidência, quando, então, conseguiu uma vaga na equipe de reportagem do caderno Magazine (cultura) do Jornal O Tempo.

Já fez diversas colaborações para sites, como o Digestivo Cultural e Cinequanon, além de revistas independentes, como a Paisá, Teorema, Pipoca Moderna e Taturana.

Seus textos já foram publicados em livros, como “Os Filmes que Sonhamos” (Lume Filmes/ 2011), e em catálogos sobre cineastas, como “Clint Eastwood – Clássico e Implacável” e “Alfred Hitchcock”.

Foi um dos curadores da Mostra Competitiva Brasileira do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte em 2007 e 2008. E é um dos críticos convidados para produzir material analítico de filmes brasileiros disponibilizados pelo projeto Programadora Brasil, idealizado pelo Ministério da Cultura.

Em 2010, cobriu, in loco, o Festival de Cinema de Cannes, trabalho considerado marcante para o jornalista.

Atualmente, Marcelo é repórter, redator e crítico de cinema do Magazine e escreve reportagens sobre lançamentos em cinema e DVD, faz análises dos filmes do circuito e coberturas de diversos festivais nacionais, com os de Brasília, Tiradentes, Recife, Paulínia, São Paulo e Ouro Preto, e locais como o Indie e o Cine BH. 

Paralelamente ao seu trabalho no jornal, é redator e colaborador da Filmes Polvo, revista eletrônica especializada em cinema. Também mantém um blog sobre cinema onde comenta suas principais coberturas e novidades da área.

 

 

Atualizado em de maio de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

 

http://www.filmespolvo.com.br/site/


http://www.otempo.com.br/blogs/?IdBlog=54

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)