Marcelo Ramiro

    Marcelo Ramiro de Andrade nasceu em Taubaté/SP em 14 de março de 1964. Iniciou a carreira em 1985 como locutor da Rede Difusora de Rádios, em sua cidade natal.

    Após uma passagem pela Metropolitana, voltou a Rede Difusora de Rádios, mas desta vez para ser locutor de programas musicais da emissora FM do grupo, a 99 FM. Anos depois exerceu a mesma função na 94 FM, de Pindamonhangaba/SP, cidade vizinha.

    Assim que se formou, em 1999, integrou a primeira equipe de locutores da FM Unitau, rádio pertencente a Universidade de Taubaté/SP e que se especializou em Música Popular Brasileira (MPB).

    Após uma passagem pela Rádio Record, na capital paulista, chegou a Rede Aparecida de Comunicação. Na emissora AM do grupo, apresentou durante muito tempo o Jornal dos Jornais, o Jornal Brasil Hoje e o Jornal Regional. Os dois primeiros, retransmitidos para toda a rede de emissoras que compõe a RCR – Rede Católica de Rádios.

    Na emissora FM fez durante muito tempo o horário da manhã da rádio. Entre março de 2003 e 4 de janeiro de 2010 a rádio deixou de usar o nome “Aparecida FM” para usar somente “90,9 FM” e ter uma programação 100% baseada em MPB, para concorrer com a BandVale, emissora que desde 1997 possuía esse perfil musical. Ramiro foi o criador do slogan “A Mais Brasileira do Vale”, que a emissora usou durante os quase sete anos que manteve esta programação.

    Atualmente Marcelo Ramiro continua sendo locutor das emissoras AM e FM da Rede Aparecida de Comunicação, além de possuir uma webradio, a Studio FM.

    Atualizado em dezembro/2011 – Portal dos Jornalistas.

    Fontes:http://www.aovivostudiofm.blogspot.com/ acessado em dezembro/2011; http://www.a12.com/radiofm/blog/default.asp, acessado em dezembro/2011; http://radialist.as/profile/MarceloRamirodeAndrade#axzz1fNh3O9dC, acessado em dezembro/2011.