APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcelo Rezende

Marcelo Rezende

De repórter esportivo a apresentador de programas investigativos na televisão, a trajetória de um jornalista que só quer revelar as mazelas do País

Marcelo Rezende nasceu em 7 de agosto de 1951, no Rio de Janeiro (RJ).
 
Só teve uma profissão na vida: o jornalismo. Começou, em 1969, como repórter esportivo, passou pelo Jornal dos Sports (RJ), O Globo (RJ), rádio Globo (RJ) e revista Placar (SP). Veio então o convite para ir para a Rede Globo, trabalhar como repórter investigativo na televisão. É o que faz, desde então.
 
Virou apresentador por uma casualidade: fez um quadro no Fantástico sobre pessoas desaparecidas que se tornou um sucesso. Na Globo, apresentou o programa Linha Direta (1999); na Record, o Cidade Alerta (2004): na RedeTV!, o Repórter Cidadão (2008); e na Bandeirantes, o Tribunal na TV (2010).
 
Denunciou o abuso de autoridade policial numa blitz na Favela Naval, em Diadema (SP), no Jornal Nacional, em março de 1997. Entrevistou o motoboy Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque, para o Fantástico, em junho de 1998. Desmascarou matéria divulgada no Domingo Legal, do SBT, com ameaças de falsos membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), no Repórter Cidadão, em setembro de 2003. Revelou a existência de rotas de tráfico internacional de armas.
 
Foi o primeiro apresentador do RedeTV! News, que comandou de agosto de 2005 a novembro de 2008. Depois de passar pela TV Bandeirantes, onde apresentou o Tribunal na TV, retornou à Rede Record. Em setembro de 2010, assumiu o quadro Repórter Record, dentro do Domingo Espetacular.
 
Dois livros trazem depoimentos do jornalista: Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos da Placar (Primavera Editorial, 2010), de Bruno Chiarioni e Márcio Kroehn; e Jornalismo Policial: histórias de quem faz (Editora In House, 2010), organizado por Patrícia Paixão e escrito por alunos da turma de 2010 da Universidade Bandeirante (Uniban/SP).
 
Em 2012, Rezende assumiu o comando do Cidade Alerta, que voltava a ser exibido pela terceira vez. Nesta nova fase, em decorrência dos bordões do apresentador e de suas típicas brincadeiras, o programa caiu no gosto popular, tornando-se um dos programas de maior audiencia da emissora, com médias que variam entre 8 e 10 pontos. 

 
Atualizado em novembro de 2013.
Fonte:
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)