APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcelo Tas

Marcelo Tas

Marcelo Tas ganhou notoriedade no início da carreira com o personagem Ernesto Varela, que ironizava personalidades políticas. Desde então, passou por diversas emissoras de TV, atuando com seus personagens, fazendo roteiros e dirigindo programas. Atualmente, apresenta o CQC, na TV Bandeirantes, e o Plantão do Tas, na canal Cartoon Network, além de assinar a coluna Pai Laboratório na revista Crescer

Marcelo Tristão Athayde de Souza nasceu em 10 de novembro de 1959, em Ituverava (SP). Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, também estudou Rádio e TV na mesma universidade, mas não concluiu o curso.

Iniciou a carreira na TV Gazeta (SP), em 1983, no programa 23ª Hora, que mixava reportagens e vídeos produzidos por Goulart de Andrade. Também particiou de O Mundo no Ar, onde foi diretor, ator e roteirista. No mesmo ano, lançou o personagem Ernesto Varela, que ironizava personalidades políticas, além de produzir o Antenas. No ano seguinte, apresentou o programa Crig-Rá, com seu personagem Bob Mack Jack, pela mesma emissora.

Na TV Globo (RJ), cobriu os bastidores da Copa do Mundo de 1986 e, em 1987, apresentou o Video Show ao lado de Miguel Falabella, com seu personagem Cabeça Branca. Em 1988, criou e dirigiu para a TV Record (SP) o Retrospectiva do Ano, programa de humor especial, baseado no arquivo de 1958 da emissora, exibido para comemorar os 35 anos do canal.

Na TV Cultura (SP), em 1989, foi roteirista, diretor e ator no programa infantil Rá-Tim-Bum, com seu personagem Professor Tibúrcio. Em 1990, foi roteirista e ator do El Turista, especial para a TVE de Barcelona, na Espanha. No ano seguinte, atuou, dirigiu e foi roteirista de uma série de três programas entitulada Netos do Amaral, para a estreia da MTV (SP) no Brasil, e foi roteirista do Programa Legal, da TV Globo.

Em 1993, foi ator em O Alienista, na TV Globo, e ator e roteirista da campanha Plebiscito MTV, série de filmes curtos para incentivar o jovem telespectador a participar na votação do plebiscito sobre o tipo de governo, realizado no Brasil naquele ano.

De volta à TV Cultura, em 1994, atuou como Telekid, mais um de seus personagens, dirigiu e foi roteirista do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum. De 1995 a 1997, apresentou a série Professor Planeta, com personagem de mesmo nome, na ESPN Brasil (SP), e foi diretor de criação do programa Telecurso 2000, da TV Globo. Em 1996, foi roteirista do Minuto Científico, da TV Cultura, onde de 1998 a 2003 apresentou o Vitrine e, também em 1998, foi diretor de criação da série Oficinas Culturais. Entre 1999 e 2000, com seu personagem Ernesto Varela, apresentou o Varela na 89FM. Em 2001, apresentou o Blog do Tas na Rádio Brasil 2000, programa diário e ao vivo na rádio Brasil 2000 (SP).

Em fevereiro de 2004, lançou o Blog do Tas, para melhor entender as notícias, alocado no Portal Terra. Entre 2004 e 2005, foi colunista do caderno Link do jornal O Estado de S. Paulo (SP). Em 2006, apresentou o programa Saca Rolha, na Rede 21 (SP), e posteriormente pela PlayTV (SP), ao lado do cantor Lobão e da modelo Mariana Weickert.

Tas foi para a TV Bandeirantes em 2008, onde desde então apresenta o programa CQC – Custe o Que Custar, que apresenta reportagens satíricas em formato que lembra Ernesto Varela, um de seus primeiros personagens.

Em 2009, o seu perfil no Twitter foi o mais seguido do Brasil. Em 2010, passou a apresentar o Plantão do Tas, telejornal de notícias fictícias para o público infantil, pelo Cartoon Network (SP), e assinar a coluna Pai Laboratório, da revista Crescer (SP).

Lançou os livros Nunca Antes na História desse País (Panda Books, 2009), É Rindo Que Se Aprende (Papirus 7 Mares, 2011), este último com Gilberto Dimenstein.


Última atualização: 07/2011
Fontes: http://blogdotas.terra.com.br

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)