APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Márcia Maria da Cruz

Márcia Maria da Cruz

Repórter do Núcleo de Suplementos e Revistas do Jornal Estado de Minas e professora do curso de Comunicação da Faculdade Promove e da PUC Minas. Atuou nos principais jornais mineiros. É autora do livro Morro do Papagaio e atua também na ONG Oficina de Imagens.

Márcia Maria da Cruz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 27 de janeiro de 1975. É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH).

Iniciou sua carreira profissional como repórter e editora do Jornal da Semana, publicação semanal da cidade de Pedro Leopoldo (MG). Posteriormente, atuou por quatro anos no Jornal O Tempo, onde foi repórter de Política e Economia.

Em 2003, passou a atuar como uma das jornalistas responsáveis pelas publicações e divulgações da Oficina de Imagens – Comunicação e Educação, uma organização que atua, por meio do desenvolvimento de pesquisas e metodologias de comunicação, na mobilização social, produção e disseminação de materiais educativos e informativos, além de desenvolver e apoiar projetos na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.  Em 2004, recebeu, pelo seus trabalho desenvolvido na ONG, uma Menção Honrosa no XXI Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo.

Nessa época, conciliava seu trabalho na Oficina com o de Assessora de Imprensa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Também colaborava com a revista Carta Capital, fazendo apuração e redações de matérias jornalísticas.

Entre 2005 e 2007, atuou como repórter do caderno de Política do Jornal Hoje em Dia, quando, então, foi convidada pelo Estado de Minas para compor a equipe de repórteres da editoria de Núcleos de Suplementos e Revistas, onde permanece desde então.

Em 2009, foi agraciada com o I Prêmio SBIM de Jornalismo em Saúde Infantil, cedido pela Sociedade Brasileira de Imunização, com a matéria “Infância Protegida”.

Márcia é autora do livro Morro do Papagaio, da coleção BH: A cidade de cada um, série idealizada pelos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Sílvia Rubião. Na obra, a jornalista revê toda a sua história, desde a infância, e retrata a diversidade do Morro do Papagaio ou Aglomerado Santa Lúcia, local onde nasceu. É destacada a histórica luta dos moradores pelos direitos da cidadania e a convivência rotineira com a criminalidade e a violência. Também fala da poesia de becos e vielas, de um cotidiano marcado pela solidariedade e pela alegria dos seus habitantes.

Atualmente, além de atuar no jornal e na Oficina de Imagens, também é professora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Promove e de Jornalismo na PUC Minas.

 

 

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista. 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)