Márcio Silva

    Marcio Ricardo Carmin da Silva nasceu na cidade de Manaus/AM. Jornalista profissional a mais de vinte anos, atuou a maior parte de sua carreira com edição de imagens.
    No ano de 2000 ingressou no jornal A Crítica, de Manaus, onde é sub-editor de fotografia.
    Vencedor do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade na categoria imagem, concedeu uma breve entrevista na festa de entrega do prêmio em São Paulo, dia 30 de outubro de 2012, ao Jornalistas&Cia e contou um pouco sobre a matéria premiada. 
    Como surgiu a ideia da capa : O editor-executivo de A Crítica Célio Jr. fez, na década passada, uma reportagem especial sobre o rio Tietê, percorrendo-o desde sua nascente. Ele trouxe essa ideia para a redação, gerando a pauta Igarapé do Mindu: nas águas do descaso. Escalado para a tarefa, trabalhei com o repórter especial  Leandro Prazeres no material durante dois meses. A reportagem especial de oito páginas relatava a agonia deste que é o mais extenso e ?simbólico? igarapé de Manaus. Percorremos os 24 quilômetros do curso d?água, descobrindo histórias como a de Deusa de Souza Silva, de 35 anos, que ?pesca? latinhas para complementar a renda da família.
    Sobre sustentabilidade : O espaço tem sido cada vez maior na imprensa para temas ligados à sustentabilidade e reflete um contexto em que as pessoas estão mais conscientes sobre a necessidade de preservação do planeta. As matérias são o reflexo dessa preocupação crescente com os recursos naturais. Ou seja, estamos fazendo mais matérias sobre sustentabilidade porque a sociedade civil, cientistas e mesmo a população em geral estão falando cada vez mais sobre o futuro da Terra. No jornal A Crítica, temos há oito anos uma página semanal sobre meio ambiente e editamos, há três anos, um especial anual do Fórum Mundial de Sustentabilidade. 
    Atualizado em outubro/2012 – Portal dos Jornalistas
    Fonte: Jornalistas&Cia edição 870