APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marco Antonio Barbosa

Marco Antonio Barbosa

Repórter e editor de impressos e veículos da web, especializado em cinema e música. Trabalhou nos jornais cariocas Tribuna da Imprensa, Extra e JB além de portais como Globo.com. É correspondente no Rio da Revista Gula de SP, editor da agência Report Sustentabilidade, além de atuar como freelance.

Marco Antonio Barbosa é carioca. Possui bacharelado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) de Niterói (RJ) desde 1996.

Iniciou a carreira como estagiário na assessoria de imprensa do Centro de Artes da UFF, durante a época em que lá estudava e, por dois anos, produziu releases para espetáculos teatrais, shows de música, exposições e mostras de cinema da instituição. Durante a passagem pela universidade também chegou a atuar como aluno-monitor da disciplina Argumento e Roteiro na faculdade de Cinema da UFF.

Em março de 1997 ingressou no jornal Tribuna da Imprensa e, por cerca de três anos, escreveu para o caderno Tribuna BIS, no Rio, dedicado às áreas de cinema e música. Posteriormente, de 2001 a 2004, voltou ao veículo ainda por duas outras vezes para cobrir férias como editor-assistente do caderno.

Em seguida foi admitido como repórter pelo carioca Jornal Extra e passou a escrever matérias para o caderno Sessão Extra, especializado em música, cinema, TV e comportamento; nos últimos meses por lá também colaborou no fechamento do caderno por meio da revisão de textos e na coordenação das atividades dos outros repórteres.

Na sequência trabalhou por cerca de três anos (maio de 2001 a março de 2004) na função de editor do site Cliquemusic, especializado em música brasileira e considerado uma referência no campo da MPB via web.

No período acumulou ainda as atividades no site com uma passagem como repórter pela revista Veja Rio, onde por quatro vezes cobriu férias e uma licença-maternidade para a equipe da redação e produziu reportagens de cultura (música, teatro, artes plásticas, vida noturna) e comportamento.

Esteve no Jornal do Brasil por cerca de seis anos (de novembro de 2004 a junho de 2010) como repórter da revista Programa, o guia semanal de cultura e entretenimento do veículo, voltado ao público carioca. No JB escreveu reportagens sobre música, cinema e comportamento, além de críticas de cinema; também atuou como editor-assistente do Caderno B, o suplemento cultural do jornal e, em maio de 2008, passou a editor da revista Programa onde coordenou uma equipe de oito repórteres e mais 11 colaboradores do jornal.

Entre 2004 e 2009 acumulou ainda passagens pelos portais do Rio: Globo.com, como subeditor do site do reality show Fama; foi editor executivo do Jornal Musical sob a coordenação do crítico de música Tárik de Souza, um dos mais respeitados nomes da musica brasileira, e ali também escreveu reportagens, resenhas e supervisionou atividades dos repórteres e de colaboradores; depois atuou na agência Tempestade Comunicação onde produziu textos e boletins de notícias voltados ao mercado de seguros e microempresas.

De maio a agosto de 2009 colaborou como editor, repórter e crítico para a revista SET, especializada em cinema, na época em que a publicação foi produzida pela redação do Jornal do Brasil.

Em 2010 foi para a agência de comunicação Seluloid para atura como editor de conteúdo impresso e ficou cerca de dois anos no veículo. Entre os projetos desenvolvidos destacam-se as revistas BB.com.você, bimestral e direcionada aos funcionários do Banco do Brasil; a Petrobras Magazine, editada trimestralmente em três idiomas (português, inglês e espanhol) e dirigida aos parceiros da empresa no Brasil e no exterior e ao público em geral.

Desde julho de 2010 é correspondente no Rio para a Revista Gula, veículo paulistano da Editora Preta; para a revista mensal envia entrevistas e reportagens sobre restaurantes e enogastronomia em geral.

Em 2012 passou a acumular com o trabalho de editor e consultor de conteúdo na redação da Report Sustentabilidade, empresa especializada na elaboração de relatórios de sustentabilidade para grandes empresas.

Em 17 anos de carreira (2013) o jornalista também integrou projetos no setor de comunicação corporativa para empresas Oi, Embratel, Previ, Queiroz Galvão, Petros e Souza Cruz. Como repórter freelance também produz mensalmente reportagens para a revista História Viva, sobre descobertas e curiosidades históricas, e colabora esporadicamente com outros veículos da área de comportamento, cultura e sociedade.



Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://br.linkedin.com/pub/marco-antonio-barbosa/23/615/410

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/o_universo_de_gonzagao.html

http://www.reportcomunicacao.com.br/report/nossos-trabalhos

http://cliquemusic.uol.com.br/

http://urlespiao.com.br/www.jornalmusical.com.br

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)