APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marco Antonio Rocha

Marco Antonio Rocha

Especializado em Economia e Finanças, é coordenador do corpo de editorialistas do jornal O Estado de S.Paulo

Marco Antonio S. Rocha nasceu em Olímpia (SP), em 1936, mas passou a infância e a adolescência em Araraquara (SP). É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, ligada à Universidade de São Paulo (USP/SP), em 1963.

Jornalista profissional desde 1958, começou a carreira no jornal Última Hora (SP). Ao longo de sua carreira, atuou como repórter, editor, diretor, editorialista e articulista para jornais e revistas e como comentarista de Economia e Finanças para várias emissoras de tevê (Cultura, Globo, Record e TV Manchete) e de rádio (Tupi e Eldorado).

Entrou para a TV Cultura em 1974 como comentarista de Economia no telejornal Foco da Notícia. Nos quatro anos em que permaneceu na emissora, durante o período da ditadura militar, conviveu com a repressão, a censura e a morte de Vladimir Herzog.

Foi repórter e redator das revistas Quatro Rodas e Realidade, editor de Economia e Finanças da revista Visão e colunista do Jornal da Tarde e da Gazeta Mercantil. No Jornal da Cultura, dividiu a bancada com profissionais como Rodolfo Konder, Milton Jung e Heródoto Barbeiro.

É editorialista do Estadão desde janeiro de 1998, além de sócio da agência de comunicação AllComm Partners Comunicação Estratégica (antiga XYZ Serviços Editoriais e de Comunicação), fundada em 1984. Em 2010, escrevia um livro biográfico sobre o ator Marco Nanini, segundo noticiou a coluna Direto da Fonte do jornal O Estado de S.Paulo.

É casado com a jornalista Ana Trigo. É membro do Conselho Consultivo do Instituto Vladimir Herzog. Toca sax e piano e estuda russo.


Atualizado em julho/2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)