APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marco Antonio Zanfra

Marco Antonio Zanfra

Diretor de Apoio e Mídias da Secretaria Municipal de Comunicação, da Prefeitura de Florianópolis, editou o blog 'Fala, Zanfra!', é autor do Manual do Repórter de Polícia, disponível em um blog criado por ele mesmo. Foi revisor na Folha de S.Paulo além de ter atuado em diversos veículo da capital paulista.

Marco Antonio Zanfra nasce em São Paulo no dia doze de abril de 1956 e se formou jornalista pela Fundação Cásper Libero(São Paulo/SP) em 1977.

Iniciou a carreira ainda no ano de sua formatura. Primeiro como revisor da Folha de São Paulo, onde ficou por cerca de seis meses, em seguida passando a repórter da então, "Agência Folhas", nas editoria de geral e polícia. Atuou em diversos veículos do grupo, sendo eles o jornal Agora, a revista Manchete, o Jornal dos Concursos, a Folha da Tarde e o Diário Popular, além da própria Folha de S.Paulo.

Em 1992, já em Santa Catarina, foi editor em O Município(Brusque/SC) e em seguida no Jornal de Santa Catarina (Blumenau/SC). Na capital do estado, Florianópolis, atuou como repórter dos jornais O Estado e A Notícia, onde permaneceu por três anos.

Pela extensa atuação na editoria de polícia, utilizou a experiência para escrever o Manual do Repórter de Polícia, que aborda informações sobre armas, justiça, julgamentos, medicina legal, jargões do setor policial e outros detalhes que fazem parte do dia a dia do profissional da área. O livro está disponível na internet em um blog criado pelo próprio jornalista.

Em Florianópolis, onde vive, Zanfra passou pelas assessorias de imprensa da  Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina e do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde e está na assessoria do Departamento de Trânsito (DETRAN).

Editou o blog Fala, Zanfra!, no qual comentava assuntos do cotidiano, com forte dose de ironia.

Deixou o Detran, oficialmente em junho de 2011, mas ficou um ano prestando-lhes assessoria informal.

Depois do Detran, entre julho de 2012 a abril de 2013, foi redator da empresa Palavra Comunicação, de comunicação corporativa.

Entre maio e junho de 2013, atuou como assessor de comunicação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), autarquia municipal, saindo de lá diretamente para a Secretaria de Comunicação (a partir de 1° de julho).

O Manual do Repórter de Polícia continua no mesmo lugar; mas o Fala, Zanfra! transformou-se em um portal de notícias e Marco Antonio deixou de atualizá-lo no início de abril de 2014. O endereço do Fala, Zanfra! no blogspot continua, mas não é atualizado desde a mudança para o portal.

Em maio de 2016 segue como diretor de Apoio e Mídias da Secretaria Municipal de Comunicação, da Prefeitura de Florianópolis.

Contador de 'causos' do jornalismo da época em que era repórter da Folha de S.Paulo na capital paulista é colaborador do Jornalistas&Cia em Memórias da Redação. No final de maio de 2014 Zanfra narrou o episódio Plantão de almoço que relembra o ano de 1980 quando os metalúrgicos de São Bernardo do Campo estavam em greve, Lula preso, a ditadura militar em franco processo de deterioração, o movimento sindical crescendo e parindo, pouco depois, um partido político.

Em maio de 2016 enviou outro ‘causo’ e prometeu mais um, ambos serem publicados na história da semana.

 

 

 

Atualizado em maio/2016 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-memorias-da-redacao%C2%A0-em-strong-%C2%A0-strong-plantao-almoco

Informações confirmadas pelo jornalista.

www.tudosobrefloripa.com.br

http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/84edicao/index.htm

Manual do Repórter de Polícia - http://manualdoreporterdepolicia.blogspot.com.br/

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)