APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcos Lauro

Marcos Lauro

Especialista em crítica musical e jornalismo cultural é editor do site da revista Billboard Brasil. Atua em jornalismo impresso e eletrônico (internet e aplicativos para tablets), web-rádio, podcast. Foi locutor da rádio Eldorado / Estadão. Trabalhou em diversas redações da Editora Abril. Colaborou mensalmente na revista Rolling Stone Brasil por seis anos. Traz na bagagem prêmios de melhor ‘podcast’.

Marcos Lauro nasceu e mora em São Paulo. Estudou Jornalismo na Universidade Anhembi-Morumbi, Centro, SP, entre 2005 e 2008. Antes já havia se habilitado pela Radioficina Qualificação Profissional em Locução em Rádio e TV, entre 1999/2000.

Pela Escola Superior de Propaganda e Marketing fez em 2013 o curso de Marketing - Comportamento do Consumidor, com ênfase em neurociências e consumer insights. Na Casa do Saber concluiu em 2015 o curso livre, Letras - Escrita Criativa com a professora Noemi Jaffe.

Começou a trabalhar em comunicação em 2001, quando fez parte da equipe de uma web-rádio, ramo em que atuou até 2006.

Trabalhou na Editora Abril, em diversas redações, de 2007 até 2011.

De fevereiro de 2008 a janeiro de 2009 foi estagiário de jornalismo na Análise Editorial. Lá cuidou de pesquisa, apuração e redação para os anuários de Gestão Ambiental e Comércio Exterior.

No período de junho de 2009 e junho de 2010 foi repórter do portal viajeaqui da Abril Digital, que reúne as revistas Viagem e Turismo, National Geographic Brasil e Guia Quatro Rodas. Além da redação de notas para o portal, incluía textos eventuais nas publicações impressas.

A partir de julho de 2010 passou a editor do site da Revista VIP, responsável pelo conteúdo, mídias sociais e da versão da revista para tablet. Ficou na função até novembro de 2011. Na época também foi repórter do Clube Alfa - Com o melhor de Alfa, Men's Health, Playboy e VIP.

Para a revista Rolling Stone Brasil por seis anos foi comentarista e articulista colaborador, entre 2009 e 2015, com reportagens para a revista e para o site e críticas para lançamentos de CDs, livros, DVDs e shows.

Depois, passou locutor e produtor da Rádio Eldorado, 107,3, em São Paulo. Na emissora de dezembro de 2011 – março de 2015, em São Paulo, além de preparação de pautas e roteiros para programa de entrevistas fazia a edição e produção do programa Quem Somos Nós?, entrevistas pessoais, por telefone ou e-mail para produção de textos para site, redes sociais e reprodução em programa de rádio. Auxiliava também a coordenação com elaboração de escala de locutores e trânsito de informações junto ao setor comercial e locução de programas, anúncios e boletins.

Ganhou a primeira edição do Prêmio Podcast (2008), na categoria Música, com o Outra Versão. Foi bicampeão do prêmio fazendo parte da equipe do Radiofobia, escolhido como o melhor podcast na categoria Humor, em 2009. Seu podcast, o Sambarbudo Project – A Festa, que declara “não ganhou nenhum prêmio, ainda".

Editou o blog Rádio Base por 9 anos. Há 3 anos é jurado da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Artes na categoria Rádio. Colaborou na revista Rolling Stone por seis anos e foi editor do site da revista VIP, entre outros trabalhos.

Desde maio de 2010 é o editor do site da Billboard Brasil. A BILLBOARD lançada em 1894, com sede em Nova York e filiais em Los Angeles e Miami, foi a primeira publicação sobre música do mundo. O site da revista dos Estados Unidos existe desde 1995. “No Brasil, a revista chegou às bancas em outubro de 2009, com linguagem gráfica inovadora e, claro, os rankings que fizeram da publicação a Bíblia da música mundial”, explica o site brasileiro.

Durante a trajetória cobriu vários festivais de música. Esteve no BMW Jazz Festival 2012 numa cobertura dos três dias do evento pela Rádio Eldorado, com boletins gravados e feitos ao vivo, por telefone, direto da Via Funchal. Participou com o Sambarbudo Project, também como responsável pela sonorização do lounge VIP da BMW; no Lollapalooza Brasil 2014 produziu boletins sobre alguns artistas escalados para o festival, na Rádio Eldorado e cobriu também o Spot do festival Outdoor Rocky Spirit – 2014.

Escreve para o blog Radioamantes, um espaço para a cobertura, discussão sobre os últimos acontecimentos no rádio mundial e análise do rádio e todas as suas vertentes: AM, FM, Ondas Médias, ondas Curtas, web-rádio, podcasts… “o que tiver som, pinta por aqui”, afirma o post de apresentação do blog e que conclui “Somos Radioamantes e isso não podemos negar”.

 

 

Atualizado em julho/2015 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://billboard.com.br/

http://www.marcoslauro.jor.br/contato/

https://www.linkedin.com/in/marcoslauro

https://www.facebook.com/marcoslauro

http://www.marcoslauro.jor.br/portfolio-locutor/

https://radioamantes.wordpress.com/about/

 www.clubalfa.com.br

www.viajeaqui.com.br

http://www.marcoslauro.jor.br/?page_id=178

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)