APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcos Petrucelli

Marcos Petrucelli

Jornalista, comentarista e crítico de cinema da Rádio CBN, Sistema Globo de Rádio, criador e editor do site ‘e-Pipoca’, um dos mais importantes sites especializados em cinema na internet brasileira. Cobriu quatro cerimônias do Oscar, já atuou em jornais, em revistas, na televisão.

Marcos Petrucelli é nascido e criado em São Paulo em 3 de maio de 1968, bacharel em Jornalismo pela Faculdades Integradas Alcântara Machado, FIAM/ São Paulo, em 1992, e estudou na Universidade da Califórnia, UCLA, em Los Angeles, Estados Unidos.

Começou a escrever em 1987. Ao mesmo tempo, fazia resenhas de lançamentos de home vídeo na revista SET, no Guia de Filmes da Nova Cultural e trabalhava na revista Playboy, da Editora Abril. Na Playboy, durante três anos fez o especial Playboy Vídeo, preparando um ranking dos 200 melhores filmes eróticos do ano.

Foi crítico de cinema na TV Cultura por um ano, de março de 2010 a Fevereiro de 2011, no Programa Zoom, que foi extinto depois de 15 anos na grade de programação da emissora. Trabalhou no jornal Folha da Tarde e nas revistas Set e Playboy, da Editora Abril.

Completou 17 anos no ar em 2014 com o site epipoca, que fundou e segue editando. O site foi considerado pela revista Info Exame o IMDB brasileiro, como o maior e mais influente site sobre cinema no país.

O e-Pipoca não fala apenas sobre o que visto no cinema, divulga e discute todos os formatos cinematográficos (produções de longa, média e curta-metragem), gêneros (infantil, comédia, drama, documentário). Há também no e.pipoca as produções made for TV - com filmes, seriados, minisséries e novelas. As trilhas sonoras das produções fazem parte do conteúdo.

De acordo com a revista Veja “Marcos Petrucelli fez o seu endereço de cinema com poucos recursos, e conquistou mais de mil páginas vistas por dia”.

Petrucelli atua também como palestrante na Cinemania On Line desde janeiro de 2005. Nestes quase 10 anos foi palestrante em universidades e grandes empresas, ministrando apresentações sobre Jornalismo Cultural e História do Cinema (arte e entretenimento).

É comentarista de cinema da Rádio CBN, emissora do Sistema Globo de Rádio, com o quadro Sessão de Cinema. De segunda à sexta, às 16h20, dentro do programa CBN Total apresentado pela jornalista Carolina Mourand. Os comentários estão no quadro Sessão de Cinema, no CBN Total, desde 2005 quando o programa era apresentado por Adalberto Piotto.

Em junho de 2011 de Marcos Petrucelli contou em entrevista para Curta Agora como surgiu o e-Pipoca, e sobre seu trabalho na Rádio CBN. Confira, na ‘Galeria’ deste perfil.

O jornalista e crítico cinema cobriu as cerimônias do Oscar em quatro oportunidades, está no blog São Paulo de Cristal, com novas críticas de cinema toda sexta-feira.

 

 

Atualizado em maio/2014 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

Foto de Cleones Ribeiro

Contratações para palestras: marcospetrucelli@gmail.com /  (11) 9 8114-7333

http://www.epipoca.com.br/

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/marcos-petrucelli/MARCOS-PETRUCELLI.htm

https://groups.google.com/forum/#!msg/biblionoturno2009/R1yXzrrBLzU/Y67OIdQm8CIJ

http://br.linkedin.com/pub/marcos-petrucelli/27/70b/169

http://www.youtube.com/watch?v=RqI-yvtJ5xs

http://spdecristal.blogspot.com.br/p/perfil.html

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)