APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcos Pinheiro

Marcos Pinheiro

É diretor da rádio brasiliense Cultura FM onde criou, produz e apresenta o programa 'Cult 22', sobre rock. Trabalhou no Correio Braziliense e no Jornal de Brasília. É o idealizador da ONG e do Festival Porão do Rock no DF.

Marcos Pinheiro é carioca nascido em fevereiro de 1967 e radicado em Brasília (DF) desde 1983. É bacharel em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) na turma de 1988.

A primeira experiência no jornalismo foi na época da faculdade, quando criou com amigos uma editoria específica para os estudantes da área comunicação no jornal do campus.

Em 1990, dois anos após a conclusão do curso universitário, ingressou como colaborador na rádio brasiliense Cultura FM (100,9MHz) com o programa FM Esporte, segmento que é tão apaixonado quanto do rock.

No ano seguinte foi um dos criadores, com o jornalista Carlos Marcelo, do programa de rock Cult 22, que passou a apresentar e trabalhar na produção; de caráter eclético, a atração radiofônica leva ao ar músicas, notícias, curiosidades e entrevistas sobre temas do rock/pop inglês dos anos 80, psicodelismo e rock sessentista, punk rock e ainda tudo isso misturado.

Mesmo depois da criação do programa Cult 22, o jornalista continuou a cobrir as novidades esportivas por 13 anos. Nesse período também teve uma passagem pela editoria de esportes do Jornal de Brasília.

Trabalhou ainda no jornal Correio Braziliense, de agosto de 1996 a abril de 2007, e ali foi subeditor de esportes e editor da página Garagem do Caderno C, dedicada ao rock independente local, nacional e internacional.

Em 1998 foi um dos idealizadores de um festival independente de música, o Porão do Rock que deu origem, quatro anos depois, à organização não governamental (ONG) homônima em que passou a ser o vice-presidente e coordenador de comunicação. A entidade é sem fins lucrativos e desde então promove a marca e ações sociais importantes na cidade brasiliense: Rock contra a Fome; Voluntários do Porão, Sexo, prevenção e rock and roll; Ligue-se na Música. Desligue-se das Drogas; Se Beber, Não Dirija/Pedimos RG; e Turismo Sustentável e Infância, entre várias outras.

Em março de 2007 assumiu a direção da rádio Cultura FM, sem deixar nenhuma das atividades radiofônicas ou do Festival e da ONG Porão do Rock.

Dois anos depois assumiu também a produção executiva do festival criado com o objetivo de dar visibilidade para a cena musical de Brasília, unindo os artistas e bandas locais com os acontecimentos do cenário nacional.

Em outubro de 2011, o programa Cult 22 comemorou 20 anos no ar. Na ocasião, jornalista Marcos Pinheiro foi homenageado em sessão solene no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal onde recebeu título de Cidadão Honorário de Brasília.

Ainda na capital federal, o jornalista e 'torcedor do Fluminense' atua como produtor de shows e festas e como assessor de imprensa de eventos musicais.

 

 

Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.cult22.com/blog/radiografia/ficha-tecnica/

http://www.poraodorock.com.br/ong/

http://narotadorock.com/cldf-homenageia-cult-22/

http://www.candango.com.br/newcandango/gente/Materias/marcos_pinheiro.html

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)