APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marcus Vinicius Gasques

Marcus Vinicius Gasques

Jornalista especializado em indústria automotiva, desde 2001 é diretor de redação da revista Autoesporte. Na Rádio CBN em São Paulo é apresentador do boletim 'AutoEsporte', produzido em parceria com a revista. Trabalhou por mais de 20 anos no Jornal da Tarde/Estadão. Escritor, tem cinco livros publicados sobre aventuras na natureza entre eles o ‘Montanha em Fúria’ (Editora Globo, 2002), obra que foca a tragédia no Aconcágua. Em 2016 o título foi lançado em versão e-book atualizada. Desde 2015 é um dos '+ Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva’.

Marcus Vinicius Gasques nasceu em 21 setembro de 1958, é formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em 1979. Começou como repórter no Jornal da Tarde, em São Paulo/SP.

A trajetória no Jornal da Tarde em São Paulo começou em janeiro de 1978 e se estendeu até março de 2000.  No JT inicialmente foi repórter de Geral, depois passou a repórter focado em temas da Indústria Automotiva, onde passou em seguida a editor. No mesmo período foi colunista do O Estado de S.Paulo.

Marcus escreve reportagens sobre aventuras na natureza e tem cinco livros publicados: Pe na Trilha (Editora Traço; 1986), Caminhadas em Agulhas Negras (Editora Brasiliense; 1990); Caminhos da Mantiqueira (Editora Brasilense, 1992).

Em 2002 veio o livro Montanha em Fúria (Editora Globo).  A obra foca a tragédia no Aconcágua e foi lançado cinco anos após a morte dos alpinistas. Gasques, que conversou com dois sobreviventes, amigos e parentes de Mozart Catão e alpinistas renomados. Além das entrevistas, Marcus teve acesso a uma fita de vídeo gravada durante a expedição/ resgatando os últimos momentos de vida dos mortos na tragédia. O jornalista lançou também o livro Carros e Companhia (Globo, 2004)

Marcus Vinícius começou na revista Autoesporte, em São Paulo, em março de 2000, como editor-chefe  Indústria Automotiva. O ideal de Autoesporte “é levar ao amante do universo sobre rodas e aos consumidores de veículos informações precisas e abrangentes, com uma abordagem original e moderna”. A revista Autoesporte é uma das mais respeitadas publicações do segmento automobilístico.

Em janeiro de 2012, a página de Autoesporte no Facebook superou 100 mil fãs. Número, relevante em se tratando de uma revista especializada. Segundo Marcus Vinícius Gasques, na época já no cargo diretor de Redação "as redes sociais permitiram um novo nível de interação com os nossos leitores”.

A partir de janeiro de 2001 Marcus passou a colunista da Rádio CBN em São Paulo. A CBN em outubro de 2014 abriu na programação mais espaço para o segmento de motos. O programa AutoEsporte, produzido em parceria com a revista AutoEsporte, passou a se dedicar também ao tema, ganhando inclusive a indicação Carro & Moto seguida ao seu nome. “A proposta agora é abrir espaço no boletim para falar de motos com mais regularidade”, comentou o diretor de redação da AE e apresentador do boletim Marcus Vinicius Gasques. “Eu falava no assunto eventualmente, mas agora a ideia é reforçar o tema e tratar de duas e quatro rodas dentro de cada boletim”.

A atração vai ao ar duas vezes por semana, às 2as e 4as.feiras, a partir das 14h55, no CBN Total, e quinzenalmente, aos domingos, no CBN Esportes, a partir das 11h50.

Em abril de 2015 Marcus Vinícius Gasques foi eleito entre os jornalistas ‘+Admirados da Imprensa Automotiva’, conquistou com 1.971 pontos a classificação entre os 20 primeiros jornalistas mais admirados do segmento. A eleição é uma realização do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva em parceria com a Maxpress.

Em maio de 2016 Marcus lançou em e-book a versão atualizada do livro Montanha em fúria – Aventura e drama no cerro Aconcágua. Em novo formato, o livro traz complementos, novas fotos, um anexo e conta o que aconteceu com personagens da primeira edição. Ele mesmo explica porque investiu no novo lançamento. “Vendida a primeira edição, comecei a receber e-mails de pessoas procurando pela obra”, lembra. “Muita coisa aconteceu no Aconcágua desde então, mais brasileiros e brasileiras subiram outros picos importantes, como o Everest, houve sucessos e fracassos no alpinismo. Investi outros dois anos na atualização e decidi fazer uma nova edição como e-book”.

 

Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia - Edição 1.051

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3553

http://br.linkedin.com/pub/marcus-vinicius-gasques/9/6a0/484                  

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=2991

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=217

http://books.google.com.br/books?id=kMZfMpMzsXUC&pg=PA2&lpg=PA2&dq=Marcus+Vin%C3%ADcius+Gasques,+jornalista&source=

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)