APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Margarida Nepomuceno

Margarida Nepomuceno

Editora do site Cores Primárias, é especializada em artes visuais e pesquisadora da USP. Dedicou-se durante muito tempo ao jornalismo sindical e ao acompanhamento dos movimentos sociais.

Margarida Nepomuceno é paulista, formada em Comunicação pela Escola de Comunicação Cásper Líbero em 1985.

Entre 2004/2007 fez pós-graduação em História da Arte na FAAP, Fundação Armando Álvares Penteado/SP. Paralelamente cursou História dos Museus de Arte, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em 2005.

Em 2007 iniciou o mestrado no Programa de Integração da América Latina, PROLAM- USP, na linha de Cultura e Comunicação, elaborando uma pesquisa interdisciplinar sobre as atividades do artista brasileiro Lívio Abramo no Paraguai. Para a pesquisa Margarida produziu 18 entrevistas que fazem parte do título Lívio Abramo – entretecendo culturas e que está publicado no Portal de Teses da Universidade de São Paulo. A pesquisa também virou livro, publicado pela Embaixada do Brasil no Paraguai, e está em fase de produção a edição de um DVD com os principais depoimentos.

A trajetória na imprensa começou como assessora de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Químicos de Osasco/SP. Permaneceu no cargo entre 1980 e 1982. Para a entidade criou o jornal Senta a Pua. Trabalhou na assessoria da Prefeitura de Osasco, de 1982 a 1985, e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de 1986 a 1990.

Como repórter trabalhou em inúmeros jornais de bairro em São Paulo e região (O Diário de São Paulo, O Grande Osasco, Jornal da Lapa, Jornal do Itaim, entre outros).

Entre 1981 e 1986 atuou no em jornal O São Paulo, semanário da Arquidiocese de São Paulo. Nesse período também escreveu para a Folha de São Paulo, como frila.

Criou o jornal de bairro De Mão em Mão, no Sumaré (bairro da capital paulista), com circulação de 1990 a 1993. É crítica de arte vinculada à ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte- e articulista de arte, de vários periódicos em São Paulo, dentre os mais recentes, a agência Carta Maior.

Desde 2007 vem se dedicando não somente à arte, mas à cultura da América Latina, participando de congressos nacionais e internacionais e promovendo discussões sobre a necessidade de se criar um campo de conhecimento sobre a América Latina.

Em 2010, foi uma das fundadoras do Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina, responsável pela realização de vários encontros entre público e pesquisadores dessa área. 

O Fórum realizou em agosto de 2013 o Cine Fórum 40 anos sem Allende, em parceria com o CINUSP Paulo Emílio, da USP. Durante o evento foram exibidos filmes chilenos sobre o processo de implantação do socialismo por Allende e a derrocada com o Golpe Militar de 1973. O mesmo evento promoveu um encontro sobre Memória, Arte e Política reunindo pesquisadores das áreas de Letras, História e das Artes Visuais.

Atualmente, Margarida Nepomuceno é editora do site Cores Primárias, uma revista eletrônica especializada em Artes Visuais  criada em 2006, e é doutoranda da Universidade de São Paulo desenvolvendo uma pesquisa sobre a atuação do  Governo de Vargas na América Latina, no âmbito da cultura. O foco é o Uruguai, país onde foi criado a Primeira Missão Cultural Brasileira.

 

 

 

Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

www.coresprimarias.com.br

http://www3.eca.usp.br/eventos/grupo-de-pesquisa-participa-de-f-rum-sobre-am-rica-latina

http://www.eventos.usp.br/?events=cinusp-organiza-homenagem-ao-ex-presidente-chileno-salvador-allende

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-18122012-105632/pt-br.php

www.fomerco.com.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=378

Curriculo Lattes : http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

http://www.culturaemercado.com.br/?s=margarida+nepomuceno

http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?home_id=35&alterarHomeAtual=1

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)