Maria Beltrão

    Maria Coutinho Beltrão nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 7 de setembro de 1971. Filha do economista Hélio Beltrão (1916-1997) e da arqueóloga Maria da Conceição, formou-se em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), em 1996. Na infância, queria ser professora e chegou a concluir o magistério no ensino pré-profissional. Decidiu estudar Economia, mas largou a universidade na metade do curso. Depois de uma “crise existencial”, segundo ela própria, optou pelo Jornalismo.
    Não se imaginava trabalhando na televisão, até que surgiu o convite de Alice Maria ? de quem havia sido aluna em um curso de Expressão e Vídeo, enquanto ainda estava na universidade ? para fazer parte do projeto inicial da Globo News, em 1996. Não saiu mais de lá.
    Já fez reportagens para os noticiosos da emissora e apresentou os programas Almanaque, Em Cima da Hora (hoje Jornal Globo News) e Entre Aspas. Também é especialista em traduções simultâneas em inglês, espanhol e francês. Comanda o Estúdio i, no ar pela Globo News nas tardes de segunda a sexta-feira. O programa se destaca por apresentar notícias de modo mais leve e informal que o tradicional. Também é umas das apresentadoras do Jornal Globo News.
    Na TV Globo, é apresentadora eventual dos jornais Bom Dia Brasil e RJTV e já apresentou eventos como os Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e premiações do Oscar.
    Segundo ela, a cobertura mais marcante de sua trajetória foi a do atentado às Torres Gêmeas de Nova York no dia 11 de setembro  de 2001. Nesse dia, ela ficou no ar por dez horas seguidas.
    Última atualização: 08/2011
    Fontes:
    Revista Época (24/10/2010), entrevista concedida a Danilo Cesaletti