Maria Júlia Coutinho

    Maria Júlia Coutinho é chamada pelos colegas e amigos de Maju Coutinho, é paulistana (SP/SP), de 37 anos, nasceu em 16 de fevereiro de 1978. É bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo.

    Começou a trajetória no jornalismo como estagiária da Fundação Padre Anchieta, TV Cultura, em São Paulo onde passou por vários cargos até chegar a repórter, função que exerceu por quase três anos.

    Em 2005 passou a apresentar o Jornal da Cultura, ao lado de Heródoto Barbeiro, depois foi transferida para o telejornal Cultura Meio-Dia, que apresentou com Laila Dawa e Vladir Lemos.

    Mais tarde se transferiu para a Rede Globo, onde, inicialmente, foi repórter dos telejornais locais da emissora.

    Em 2013, Maria Júlia passou a apresentar a previsão do tempo, inicialmente cobrindo a licença maternidade de Eliana Marques no Bom Dia SP, Bom Dia Brasil e Globo Rural.

    Obteve sucesso na função e passou a ser a titular do posto em outubro de 2014 e a apresentar eventualmente as previsões do tempo do Jornal Hoje e do Jornal Nacional. Também cobriu as previsões do tempo do Hora Um da Notícia e Bom Dia Brasil, sendo substituída por Izabella Camargo.

    Em abril de 2015, foi deslocada para a apresentação fixa da Previsão do Tempo do Jornal Nacional, que passou a ser transmitida ao vivo, em telão interativo, que permite que dialogue e responda as perguntas dos apresentadores da bancada, William Bonner e Renata Vasconcellos, que se deslocam para fazer o diálogo em pé, em frente ao telão.

    A apresentação dela passou a se destacar por conta da elegância, e do tom descontraído que dá às explicações sobre as variações da meteorologia e a familiaridade que mostra com os termos mais complicados.

    É editora e apresentadora das informações que apresenta. Para preparar o material faz pesquisa na internet, confere com os meteorologistas que ficam na redação, analisa com eles as cartas meteorológicas e monta a apresentação com o editor de imagens de modo que fique mais fácil o entendimento das frentes frias, ar Polar, zonas de convergências do Atlântico (Sul/Norte) entre outros.

    O fato de ser a primeira garota do tempo negra do país, também chamou a atenção dos telespectadores. “Acho muito chato, não vejo a hora de isso acabar. É importante para a minha raça, mostra que a gente está caminhando, mas só reforça o quão longo é esse caminho. Será bacana quando houver tantos negros no posto que não seja preciso destacar, torço para que essa realidade mude” – enfatizou ao portal G1.

    Nas redes sociais ganhou a simpatia dos internautas que lançaram um funpage em sua homenagem.

    Maria Júlia é casada com o publicitário Agostinho Paulo Moura.

    Foi eleita em 2015 entre os ‘TOP 100’ dos +Admirados Jornalistas Brasileiros. A votação é realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

    Maju Coutinho foi capa da revista Claudia na edição de dezembro de 2015. Na entrevista, a jornalista do tempo provoca a sociedade a refletir sobre intolerância. Na ‘Galeria‘ deste perfil, em ‘Outras informações’, estão alguns trechos da entrevista que concedeu à Cláudia.

     

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

     

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1028

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-os-cem-mais-admirados-jornalistas-brasileiros%C2%A0-top-50-em

    http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/103/artigo30390-2.asp

    http://dictionary.sensagent.com/maria+j%C3%BAlia+coutinho/pt-pt

    https://twitter.com/majucoutinho

    https://www.facebook.com/maria.j.coutinho.7