APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Maria Luiza Abbott

Maria Luiza Abbott

Fundadora e diretora da empresa AJA Media Solutions em Londres (Reino Unido). Trabalhou em Londres como correspondente para a Europa do Valor Econômico, foi correspondente para Folha de S.Paulo e repórter e produtora da BBC. Antes disso, em Brasília, no jornal O Globo, foi repórter especial de Economia e Negócios além de colunista. No Globo ganhou o Prêmio Esso, em 1998.

Maria Luiza Abbott nasceu em Bagé (Rio Grande do Sul), mora em Londres (UK). É Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Concluiu em 1991 o mestrado em Jornalismo – Master of Arts - na Cardiff University, universidade pública em Cardiff, País de Gales, uma das mais ambiciosas e bem-sucedidas instituições de ensino do Reino Unido. Fala inglês, espanhol, francês e turco, além do idioma natal, português.

No início da trajetória no jornalismo foi repórter do jornal Zero Hora, em Brasília. Saiu para trabalhar no Jornal do Brasil, também em Brasília, de 1986 a 1990, onde foi repórter especial e colunista. Entre abril de 1995 e fevereiro de 2000, foi repórter especial de economia e colunista do jornal O Globo, Brasília (DF), onde ficou por uma temporada de quase cinco anos.

No mesmo ano, seguiu para Londres como correspondente internacional do Valor Econômico, permanecendo na função até 2002. Foi correspondente para Folha de S.Paulo e por mais de três anos foi repórter e produtora da BBC World Service, também em Londres, de janeiro de 2003 a março 2006.

Deixou a BBC para fundar a AJA Media Solutions, empresa sediada em Londres, Reino Unido, e a primeira agência de comunicação internacional criada para atender brasileiros. Segue na direção da AJA em janeiro de 2016, completando 10 anos frente à empresa que atua na área de consultoria de mídia, pesquisa, Relações Públicas e eventos.

Maria Luiza Abbott conquistou pelo jornal O Globo o Prêmio Esso de Reportagem, em 1998, com a reportagem-capa do jornal:  O relatório americano. A matéria trouxe a revelação de documento entregue a empresários americanos com críticas ao Brasil, às vésperas da visita de Clinton. Publicada em outubro de 1997, a reportagem “O relatório americano” revelava detalhes de um documento recebido por empresários americanos da comitiva do presidente Bill Clinton, que visitaria o Brasil naquele mês. O documento apontava o país como um mercado promissor, mas os empresários eram alertados para “a corrupção ainda endêmica na cultura brasileira”, a ineficiência do Judiciário e a fragilidade do sistema político. O texto também criticava a área de Educação, afirmando que havia falhado na preparação de mão-de-obra para garantir o desenvolvimento econômico.

 

 

 

Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pela jornalista

http://acervo.oglobo.globo.com/busca/?busca=O+relat%C3%B3rio+americano%2BMaria+Luiza+Abbott#

http://www.premioesso.com.br/site_teste/site/premio_principal/index.aspx?year=1998

https://www.linkedin.com/in/maria-luiza-abbott-3994154

https://twitter.com/mlabbott28

https://www.facebook.com/maria.l.abbott.5

contact (at) ajasolutions.co.uk 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)