APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Maria Tereza Correia

Maria Tereza Correia

Jornalista e publicitária especializada em Gestão em Marketing com vasta experiência na área de fotografia. Atuou em laboratórios fotográficos e, atualmente, é Repórter Fotográfica do Jornal Estado de Minas.

Maria Tereza Ladeia Prates Correia nasceu em Montes Claros, norte de Minas Gerais, em 27 de dezembro de 1968. Mudou para Belo Horizonte ainda criança. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/ MG). Também fez pós-graduação em Gestão em Marketing no Centro Universitário Una (BH/MG)

Apaixonada por fotografia e imagem, sempre buscou direcionar o curso de jornalismo para essa área.

O primeiro emprego foi como monitora no laboratório de fotografia da própria faculdade. Posteriormente, atuou como assistente do fotógrafo e jornalista Eugênio Sávio, com o qual aprendeu várias técnicas.

Em 1994, a faculdade possuía um convênio com o Jornal Estado de Minas que oferecia aos alunos da Comunicação a possibilidade de passar uma semana no jornal acompanhando o dia-a-dia dos profissionais. Durante a sua estadia por lá, Maria Tereza teve a oportunidade de fazer uma substituição de um repórter fotográfico que estava de licença. Seu trabalho foi aprovado e, na sequência, foi contratada pelo jornal, onde completa 16 anos de carreira.

Fez diversos trabalhos freelancers e vários cursos complementares na área, como o de iluminação de estúdio, controle tonal, lightroom, photoshop, dentre outros.

Suas fotos estiveram em exposições coletivas e em exposições promovidas pelo próprio jornal.

Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destacam-se: a cobertura fotográfica do conflito entre os perueiros e a Polícia Militar na Praça Sete (BH), em 2001. Um trabalho que exigiu agilidade nas fotos; e uma imagem que conseguiu, quando tinha acabado de entrar no jornal, do recém eleito prefeito da capital, Célio de Castro, em 1996. Ele estava se escondendo da imprensa, mas a jornalista conseguiu achá-lo e conseguiu uma foto bem casual, em que o prefeito usava bermuda e chinelo. 

 

 

Atualizado em 24 de fevereiro de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)