Maria Tereza Correia

    Maria Tereza Ladeia Prates Correia nasceu em MontesClaros, norte de Minas Gerais, em 27 de dezembro de 1968.Mudou para Belo Horizonte ainda criança. Estudou Comunicação Social comênfase em Jornalismo e Publicidade e Propaganda na Pontifícia UniversidadeCatólica de Minas Gerais (PUC/ MG). Também fez pós-graduação em Gestãoem Marketing no Centro Universitário Una (BH/MG)

    Apaixonada porfotografia e imagem, sempre buscou direcionar o curso de jornalismo para essaárea.

    O primeiro emprego foicomo monitora no laboratório de fotografia da própria faculdade.Posteriormente, atuou como assistente do fotógrafo e jornalista Eugênio Sávio, com o qual aprendeu várias técnicas.

    Em 1994, a faculdade possuía umconvênio com o Jornal Estado de Minas que oferecia aos alunos da Comunicação apossibilidade de passar uma semana no jornal acompanhando o dia-a-dia dosprofissionais. Durante a sua estadia por lá, Maria Tereza teve a oportunidade de fazeruma substituição de um repórter fotográfico que estava de licença. Seu trabalhofoi aprovado e, na sequência, foi contratada pelo jornal, onde completa16 anos de carreira.

    Fez diversostrabalhos freelancers e vários cursos complementares na área, como o de iluminaçãode estúdio, controle tonal, lightroom, photoshop, dentre outros.

    Suasfotos estiveram em exposições coletivas e em exposições promovidas pelo própriojornal.

    Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destacam-se: a coberturafotográfica do conflito entre os perueiros e a Polícia Militar na Praça Sete (BH), em 2001. Um trabalho que exigiu agilidade nas fotos; e uma imagem que conseguiu, quando tinha acabado de entrar no jornal, do recém eleito prefeito da capital, Célio de Castro, em 1996. Ele estava se escondendo da imprensa, mas a jornalista conseguiu achá-lo e conseguiu uma foto bem casual, em que o prefeito usava bermuda e chinelo. 

     

     

    Atualizado em 24 defevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informaçõesfornecidas pela própria jornalista.