Mariana Fontes

    Mariana Fontes
    Mariana Fontes

    Mariana Fontes é bacharel em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG, concluído 2008. Na mesma instituição de ensino concluiu outro bacharelado em Relações Internacionais, em 2009.

    No mesmo ano, nos Diários Associados (MG) fez especialização em Mídias Convergentes, (jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo, web e infografia). Na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo fez a especialização em Economia e Finanças para Jornalistas, em 2012 e na Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM/SP obteve pós-graduação em Gestão de Mercados, Comunicação Organizacional e Negócio, entre 2013 e 2014.

    Em idiomas se preparou antes. Fez intercâmbio pelo Rotary International em Mountain Lakes High School, New Jersey, EUA, entre 2002 e 2003. Traz na bagagem os certificados CPE: Certificate of Proficiency in English pelo Cambridge Institute (Reino Unido) e o DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera, pela Universidad de Salamanca, Espanha; que se completam com o nível intermediário de alemão, além de ampla vivência internacional.

    A trajetória no jornalismo iniciou em fevereiro de 2004 em um estágio no setor de produção de vídeos do programa de televisão Mundo em Revista, da emissora universitária PUC-TV. Ali teve como funções a produção e edição de textos para vídeos sobre temas ligados à área internacional.

    Fez novo estágio em 2006 como assistente de comunicação na Secretaria Administrativa do Mercosul, em Montevidéu, Uruguai. Durante o período de cinco meses cuidou da elaboração de projetos de divulgação e redação de material informativo para revistas, folhetos institucionais e séries temáticas.

    De volta ao Brasil em outubro de 2007 estagiou na Rede Minas de Televisão, na redação do Jornal Minas 2a Edição, como produtora em apuração e redação de pautas, produção de reportagens com atuação em externas, com gravação de entrevistas e “povo-fala” – ouvindo a população nas ruas para respaldo de temas em destaque.

    Partiu para a Alemanha, em 2008, em novo estágio realizado na emissora Norddeutscher Rundfunk (NDR), em Hamburgo. Lá também foi produtora para reportagens sobre turismo, culinária e esportes e atuou na edição de reportagens e de entrevistas em estúdio.

    Quando retornou ao Brasil passou a trabalhar, em setembro de 2009, na Rede Globo em São Paulo como editora web, repórter do portal G1 e produtora. Na emissora foi editora de conteúdo do site Globo.com, repórter do G1 para a editoria do Globo Amazônia. O material produzido por Mariana passou a ser aproveitado nos noticiários: Jornal da Globo, Jornal Hoje, SPTV e Globo Rural. No período dedicou-se especialmente à produção de reportagens para o programa Globo Rural.

    Um mês depois de deixar a produção da Globo assumiu como repórter da editoria de Multimídia do jornal Folha de S.Paulo. A experiência nova trouxe a oportunidade de produzir gravação e edição de podcasts e seguir na redação de matérias para a Folha.com.

    Após passar pela IT Midia (São Paulo) como repórter especializada em saúde, seguiu em dezembro de 2010 para TV Globo como repórter.

    Na Globo recomeçou a trajetória anterior agregando às suas funções produção, reportagem e edição. A partir de setembro de 2015 passou a fazer reportagens para o programa Profissão Repórter.

    Nestes quase seis anos (a se completarem no final de 2016) já atuou na produção de reportagens especiais sobre Economia, Política, Agronegócios (dedicado ao Globo Rural), Cultura, Meio ambiente e Sustentabilidade.

    Fora as reportagens em diversos estados do Brasil, também cumpriu pautas no Uruguai e Portugal. Assumiu ainda a coordenação de equipes e gerenciamento dos materiais utilizados nas reportagens, a edição e análise do material antes de sua exibição.

    Outros detalhes profissionais estão no portfólio de Mariana Fontes.

     

    Atualizado em setembro/2019 – Portal dos Jornalistas

     

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/in/mariana-fontes-2b177a25

    https://www.facebook.com/MarianaFontesEI

    https://www.youtube.com/watch?v=O4N67k8WWrU&feature=youtu.be