APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Mariana Lage

Mariana Lage

Jornalista, crítica de arte, doutoranda e mestre em Estética e Filosofia da Arte. Foi docente de ensino superior e repórter do Jornal Pampulha. Atualmente, é subeditora e redatora do caderno Pandora, do Jornal O Tempo, e blogueira do Diários de Metacrítica.

Mariana Lage Miranda nasceu na cidade de Patrocínio, Minas Gerais, em 16 de maio de 1982. É doutoranda e mestre em Estética e Filosofia da Arte, pós-graduada em Filosofia e bacharel em Jornalismo.

Durante os primeiros anos de formada, se dedicou às pesquisas na área da Comunicação e Filosofia. Nesse período, ministrou as disciplinas “Estética”, “Filosofia e Educação” e “Antropologia Cultural” na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), além de disciplinas de jornalismo e minicursos de arte e filosofia na Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

Nessa época, conciliava os seus trabalhos no campo acadêmico com breves trabalhos freelancers para revistas, jornais, e mídias digitais.

Foi responsável pela editoria de Artes Plásticas, do Jornal Letras, uma publicação do Instituto Cidades Criativas e Café com Letras. Possui experiências em curadoria de artes visuais e já produziu, e ainda produz, diversos textos críticos sobre arte contemporânea para o blog Converse: Arte Expandida.

Em 2010, foi contratada na equipe de reportagem do Jornal Pampulha, semanário pertencente ao Grupo Sempre Editora, mesmo grupo dos jornais O Tempo e Super Notícia.

Atualmente é subeditora e redatora do caderno Pandora, do jornal O Tempo, suplemento de moda publicado semanalmente aos domingos.

Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destacam-se duas matérias de capa, quando ainda trabalhava para o Jornal Pampulha. A primeira foi sobre meditação e ioga para crianças, em que teve a oportunidade de visitar uma comunidade em Belo Horizonte (considerada a melhor do mundo na modalidade) e conhecer melhor a atividade; e a outra foi uma matéria produzida sobre crianças autistas, uma realidade até então desconhecida pela jornalista.

Mariana também assina uma coluna mensal no O Tempo intitulada Domingueira, onde aborda assuntos femininos, muitas vezes de uma forma ficcional.

Desde 2004, mantém o Blog Diários de Metacrítica, espaço onde escreve sobre diversos assuntos, principalmente arte.

 

 

Atualizado em 03 de maio de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

 

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.

 

http://diariosdemetacritica.wordpress.com/


http://conversearteexpandida.wordpress.com/

 

Crédito da imagem: Cristiano Trad.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)