APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Mariana Mazza

Mariana Mazza

Foi repórter de jornais como Correio Braziliense, Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil e atualmente é editora, colunista e comentarista da Rede Bandeirantes de Brasília

Mariana Mazza nasceu em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro de 1979. Formou-se em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB/DF), em 2001.
 
Além da faculdade, Mariana fez teatro por cinco anos no Teatro Mapati, no Espaço Cultural Renato Russo, e em grupos independentes. Neste período, fez parte do elenco de várias montagens de teatro de rua e tradicional. Foi também monitora de oficinas de circo e teatro no mesmo Espaço Cultural.
 
Iniciou a carreira jornalística como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), onde fazia pesquisa com o subprojeto Ética e Imagem do SOS-Imprensa. Ainda neste ano, foi produtora do XXX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizado no Cine Brasília e no Hotel Nacional. Já em 1999, produziu o III Encontro Anual da Sociedade de Estudos de Cinema (Socine), que foi realizado no auditório da FAC.
 
De 1998 a 2000, foi estagiária na Ouvidoria do Senado Federal, trabalhando com a Voz do Cidadão. Fazia o atendimento da população e administrava o setor. Também no Senado, organizou o I Seminário de Comunicação Legislativa, participou do Cerimonial da Solenidade de Posse do Presidente Fernando Henrique Cardoso e foi assessora parlamentar da Subcomissão de Rádio e TV do Senado Federal, criada para analisar a primeira proposta de uma Lei de Comunicação Eletrônica de Massa e outros assuntos ligados à Comunicação Social brasileira.
 
Em 2000, foi bolsista do Jornal do Hospital Universitário de Brasília (HUB), onde trabalhou como diagramadora, repórter e fotógrafa. Fez parte também da equipe de fotografia da UnB na 52ª SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Foi responsável por criar e manter as páginas na internet da Faculdade de Comunicação (FAC) dessa mesma universidade, trabalho que realizou até o final deste mesmo ano.
 
No ano seguinte, fez, como estagiária, a produção da UnB Revista, na Secretaria de Empreendimento da Universidade de Brasília (EMP-UnB) e foi, ainda, webmaster da FAC. Ainda em 2001, como universitária, conquistou o Prêmio Líbero Badaró, na categoria Jornalismo Universitário, concedido pela Revista Imprensa à edição especial comemorativa dos 30 anos da fundação do jornal "O que restou da Aventura Guerrilheira no Sertão".
 
Já formada, assessorou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entre os anos de 2001 e 2003. Logo em seguida, em 2003, trabalhou durante dois anos, ao mesmo tempo, na Gazeta Mercantil, Invest News e Jornal do Brasil como repórter atuante nas áreas de Infraestrutura, Macroeconomia, Política, Indústria e Comércio Exterior.
 
Em 2005, passou a repórter do Correio Braziliense, fazendo cobertura de Economia (especializada em Infraestrutura), Política (acompanhando as CPIs) e Brasil (especializada em Setor Aéreo).
 
No ano se 2006 conquistou nova vitória no 18º Prêmio CNH de Jornalismo Econômico, no qual ganhou o Primeiro Lugar de Prêmios Especiais. Foi concedido pelo conjunto de matérias para o caderno especial Rumos do Desenvolvimento do Correio Braziliense.
 
Após três anos, em 2009, fez um trabalho de repórter freelancer para a Agência Leia, onde também atuava na área de Economia, com cobertura de segmentos de Energia, além de fazer matérias sobre Transportes e Aviação, as quais assinava como Mariana Paulino.
 
Na Teletime, Televiva e PayTV, foi repórter especializada nas áreas de Telecomunicações, Radiodifusão, Comunicação Social, Política e Defesa da Concorrência. Tudo isso de 2009 a 2011.
 
Trabalha para a Rede Bandeirantes, em Brasília. Lá, exerce três funções diferentes. É editora de Jornalismo na TV, colunista de Telecomunicações no Portal BandNews e comentarista na rádio Bandeirantes e na BandNews FM.
 

Atualizado em julho/2012 - Portal dos Jornalistas
Fonte:
Informações cedidas pela jornalista via email.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)