APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Mariane de Luca

Mariane de Luca

Editora do portal Terra Networks, jornalista com dez anos de experiência em diversas mídias, sobretudo televisão, já trabalhou nas televisões SBT, RBSTV e Canal Rural. Integrou a equipe da Touareg Conteúdo, como responsável pelas informações da TV BM&FBOVESPA.

Mariane de Luca, formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-RS, 2006, pós-graduada em Comunicação Jornalística com ênfase em Mídia Eletrônica, novas mídias e ferramentas digitais pela Fundação Cásper Líbero, SP/2010-2012, além de ter realizado na FIA – Fundação Instituto de Administração – o Master of Business Administration (MBA), em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas / BM&FBOVESPA, entre 2012 e 2013.

Complementou os estudos com cursos suplementares. Fez em 2004 curso de Vídeo-repórter, pelo Comunique-se e em 2007, Editoria de texto para televisão, na Uniglobo virtual.

Jornalista com quase dez anos de experiência em diversas mídias, sobretudo em televisão, nas áreas de reportagem, apresentação, produção e edição, de material jornalístico e institucional.

Começou como estagiária no Centro de Produção Multimídia - PUC-RS, em junho de 2004, Porto Alegre. Fez produção e apresentação de programas de cinema, literatura e relacionados à área acadêmica; edição de matérias, documentários e reportagens especiais, utilizando o programa Final Cut Pro. O estágio durou até julho de 2005. Nesse período teve a oportunidade de participar da cobertura do Festival de Cinema de Gramado 2004. Fez reportagem esportiva ao vivo, direto do campo de futebol, em partida entre Grêmio e Internacional no estádio universitário da PUC com transmissão pela UniTV.

Foi repórter, produtora e apresentadora ao vivo do telejornal SBT Rio Grande, no SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, entre julho de 2005 e março de 2006.

Passou a editora de imagens do Centro de Produção Multimídia da PUC-RS e por cinco meses aperfeiçoou a técnica em reportagens especiais, documentários e comerciais, entre março e julho de 2006.

Como repórter e apresentadora trabalhou na RBSTV de setembro de 2006 a março de 2008, na cidade de Cruz Alta, RS. Lá fez apresentação ao vivo dos telejornais Jornal do Almoço e RBS Notícias.

Foi apresentadora e repórter também do Canal Rural do Grupo RBS, a partir de abril de 2008. Durante mais de quatro anos fez reportagens factuais ligadas ao agronegócio; apresentação do programa Técnica Rural, apresentação ao vivo do programa Mercado e Cia, com informes do mercado financeiro e de commodities agrícolas e boletins ao vivo, de hora em hora. Ficou no canal até maio de 2012, em São Paulo.

Por quase dois anos, desde maio de 2012, fez reportagem, produção e roteirização de conteúdo para a televisão institucional da BM&FBOVESPA (youtube.com/bmfbovespa). Cobertura de IPO's, eventos institucionais e produção de vídeos especiais e educativos relacionados ao mercado acionário do Brasil. Neste período cuidou também do Touareg Conteúdo da jornalista Ana Paula Padrão.

Nessa trajetória de trabalho recebeu prêmios. Em 2010, o Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento pela série de Reportagens Terra à Vista: os novos donos do solo brasileiro. O trabalho teve reportagem e edição de Mariane De Luca.

Antes, em julho de 2006, a jornalista foi destacada como um dos 60 melhores jovens-líderes emergentes iberoamericanos selecionados para participar do programa de imersão nas realidades espanhola e portuguesa, através de encontros com as principais autoridades do cenário político, econômico e cultural dos países, como S.A.R. o Príncipe de Astúrias, os Presidentes dos Governos e diferentes empresários, como os presidentes dos Grupos Prisa.  Distinção é feita pela Becas Líder V Edição - Fundação Carolina (Espanha, Portugal).

Jornalista com dez anos (em 2014) de experiência em diversas mídias, sobretudo televisão, nas áreas de reportagem, apresentação, produção e edição de material jornalístico e institucional, migrou em fevereiro de 2014 para o Terra Networks como editora de Mundo, responsável pelas notícias internacionais.

 

Atualizado em março/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://br.linkedin.com/pub/mariane-de-luca/15/abb/856

https://twitter.com/mari_deluca

http://vimeo.com/marianedeluca

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)