APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marina Guimarães

Marina Guimarães

É Correspondente internacional e colunista da Agência Estado na Argentina. De lá atuou como correspondente do Correio Braziliense, JB e TVE (RJ). No DF foi repórter e comentarista sobre Mercosul para TV Nacional, com passagens pela Rede Manchete, rádios Cidade e Eldorado e setorista do Palácio do Planalto. Em 2012, venceu o Prêmio Destaque Redação Agência Estado, na categoria Reportagem Macro

Elmarina Rita da Silva Guimarães assina Marina Guimarães, nasceu em 2 de agosto, em Goiânia (GO). Formou-se em Direito (1997), na Universidade Católica de Goiás (UCA), e em Comunicação Social (1992), no Centro Universitário de Brasília (UniCeub)/DF.

Começou a carreira em 1982 na TV Goya (GO), então afiliada SBT, como assistente de produção. Ocupou várias funções na emissora, que deixou em outubro de 1986, para atuar em campanha política. Voltou às redações em fevereiro de 1987, como repórter do jornal Diário da Manhã (GO). Passou a editora de Cidades em agosto de 1987. Teve seu próprio programa na rádio Cidade FM (GO), foi repórter e apresentadora da TV Manchete (GO).

Mudou-se para Brasília (DF), onde, entre 1988 e 1993, foi repórter e apresentadora da TV Brasília-Rede Manchete. De 1989 a 1993, atuou também como assessora de Imprensa em diversos órgãos do Governo do Distrito Federal. A partir de 1993, trabalhou na TV Record (DF), na TV Nacional/Radiobrás (DF), na rádio Eldorado (SP), na Agência Estado (SP) e na Planeta Comunicação (DF). Foi setorista no Palácio do Planalto, no Congresso, no Ministério da Fazenda e no Banco Central.

Em setembro de 1996, transferiu-se para Buenos Aires, como correspondente da TVE (RJ), cobrindo os países da América do Sul. Em junho de 1999 regressou à Brasília, como repórter e comentarista sobre Mercosul e Relações Comerciais Internacionais para a TV Nacional (Radiobrás).

Em julho de 2000, mudou-se, pela segunda vez, para a capital argentina, onde foi correspondente do Correio Braziliense (2000) e do Jornal do Brasil (2000 a 2001). Voltou a trabalhar para a Agência Estado em 2001, onde atua como correspondente internacional e como colunista.

Venceu o Prêmio Destaque Redação Agência Estado 2012, na categoria Reportagem Macro, com a matéria Especial: Grécia caminha para desbancar Argentina como maior default, (clique e veja na 'Galeria' deste perfil) ao lado de Daniela Milanese.

 

 

 

Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pela jornalista.

Livro Jornalistas Brasileiros - Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)