APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marina Venuto

Marina Venuto

Redatora de conteúdo web na Nova Pontocom, empresa brasileira de comércio eletrônico, Paralelamente, produz reportagens, críticas e artigos publicados no Portal Arte de Escrever e em alguns jornais da Grande São Paulo. Coautora do livro ‘Com quantos J se faz um jornalismo literário’ com Marina Moura.

Marina Venuto nasceu em Jandira/SP, no dia cinco de maio.  É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário FIEO - Osasco/SP, desde 2011.

Iniciou na carreira em produção de TV SBT em junho de 2009. Ficou na emissora durante o estágio até outubro de 2009. Migrou para assessoria de imprensa na UBV - União Brasileira de Vídeo, onde ficou por seis meses, de outubro de 2009 a março de 2010.

Foi produtora de conteúdo web na Brasilsite Telecomunicações e repórter na Editora Bolina Brasil de abril a dezembro de 2010. Trabalhou como repórter em 2011 na Editorial Bolina.

Desde maio de 2012 trabalha como redatora de conteúdo web na Nova Pontocom, empresa brasileira de comércio eletrônico, criada a partir da associação entre Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia.

Paralelamente, continua produzindo reportagens, críticas e artigos publicados no Portal Arte de Escrever e em alguns jornais da Grande São Paulo.

Entre as principais matérias da Marina Venuto publicadas na mídia estão a Ambiente versus Energia que traz uma análise sobre os percalços que envolvem a construção de grandes hidrelétricas. Na matéria destaque para a entrevista com o procurador Felício Pontes Junior, amplamente conhecido por ser um dos maiores opositores do projeto de construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Produziu a reportagem E que venha o Smart Grid, sobre a migração do sistema de energia analógico para o digital operado pela AES Eletropaulo em São Paulo, numa entrevista com o diretor executivo Sidney Simonaggio. Ambas as matérias foram publicadas na revista Smart E-nergy, uma das mais reconhecidas em abordar assuntos relacionados à exploração da energia. -

Cobriu o evento encabeçado pelo Gartner, um dos principais grupos mundiais de pesquisa especializado em aconselhamento na área de TI. Sobre a realização desenvolveu a matéria Tecnologia da informação, a revolução do século XXI, publicada na revista Integração Profissional, uma das revistas mais conhecidas quando o assunto é segurança eletrônica empresarial.

Como freelance para o portal Arte de Escrever entrevistou alguns dos jornalistas mais importantes da imprensa brasileira. Ouviu a Eliane Brum, a jornalista mais premiadas do Brasil, com quase 70 prêmios de jornalismo, do Brasil e do Exterior; José Hamilton Ribeiro outro ícone do jornalismo brasileiro, vencedor de sete Prêmios Esso, repórter especial do programa Globo Rural, da Rede Globo, e idealizador da coluna MOAGEM, do jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo que acabou gerando o Jornalistas&Cia e o Portal dos Jornalistas; e com João Moreira Salles Diretor, roteirista e produtor cinematográfico, que é reconhecidamente um dos maiores documentaristas brasileiros da nova geração.

Na área de sustentabilidade produziu vários artigos como Cacique fala. Belo Monte não responde, Caso Guarani-Kaiowá: os índios têm uma causa e o artigo Política de cantada, levantando a performance das melodias políticas em época de campanha através dos tempos.

Em setembro de 2013, Marina Ventudo com outra Marina, a Marina Moura, investe o tempo também no lançamento do livro, sobre autores brasileiros do gênero jornalismo literário. Título: Com quantos J se faz um jornalismo literário.

 

 

 

Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://br.linkedin.com/pub/marina-venuto-silva/49/2b2/3b8

http://www.artedeescrever.com.br/entrevista/30

Entrevista com http://www.artedeescrever.com.br/entrevista/31

Entrevista - http://www.artedeescrever.com.br/entrevista/34

http://www.linkedin.com/profile/view?id=170930876&trk=nav_responsive_tab_profile

http://pt.calameo.com/read/00006600498ed0e00544b página 12

http://pt.calameo.com/read/000066004fd0625af510d página 62

http://www.smartenergyonline.com.br/

http://pt.calameo.com/read/000066004473b8ce90bb3 página 34

http://www.revistaip.com.br/

http://www.webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=60524&search=marina%20venuto, http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,446961,Cacique_fala_Belo_Monte_nao_responde_-_Por_Marina_Venuto_,446961,8.htm e http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=2452&num_release=53645&ori=A

http://folhadejandira.com.br/Artigos/politica-de-cantada.html

http://www.artedeescrever.com.br/artigo/59

 

 

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)