APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marisa Midore Deaecto

Marisa Midore Deaecto

Editora, especializou-se em histórias das cidades, com foco na formação do comércio no Centro de São Paulo. Dedicou-se ainda às histórias dos livros, dos livreiros e das leituras praticadas em São Paulo no século XIX. É professora do curso na ECA e FFLCH, ambas USP, em São Paulo.

A própria trajetória de Marisa Midore Deaecto já propõe que se transforme em livro a sua vida, incluindo a formação acadêmica, atuação como professora em várias universidades, faculdades, cursos EAD e escritora premiada.  Dedica-se a pesquisas sobre Economia e Cultura Urbana, tendo publicado seis livros e artigos voltados para esta temática. E, entre outras atividades está na mídia.

A carreira acadêmica começou com a graduação em História, pela FFLCH-USP, São Paulo, concluída em 1996, quando desenvolveu o Estudo da produção açucareira no Brasil: os Bangüês.  Iniciou em 1997 o Mestrado em História Econômica que finalizou em 2000 com a monografia Comércio e vida urbana na cidade de São Paulo (1889-1930). De 2001 a 2005 completou o doutorado em História Econômica, também pela USP, com a tese No Império das Letras: circulação e consumo de livros na São Paulo oitocentista, obtida em 2006.

Como formação complementar fez em 2001, no Centro Cultural Banco do Brasil o curso Os desafios do texto: do leitor ao navegador; depois a extensão universitária (2003 – 2004) em Les nouveaux lecteurs, Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales/ EHESS é uma instituição francesa de ensino superior e pesquisa em ciências sociais. No mesmo período aproveitou para fazer outra extensão universitária em Le marché éditorial en France, na Universite de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines.

No jornalismo trabalhou de 1993 a 1997 na Revista Temporaes e desde 2010 está na Revista Marxista brasileira, Mouro e também permanece como editora na Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição da USP.

É docente do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (USP), desde 2009; professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (USP), desde 2010; dá aulas como professora convidada na cátedra História e Civilização do Livro, da EPHE-Paris. Coordena o Grupo de Estudos História da Edição e das Práticas de Leitura no Brasil (Séculos XIX e XX). Foi membro da Diretoria da Associação Nacional de História de 2009 a 2011.

Em 2012 segue como Conselheira da Comissão de Pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2010-2011).

Lançou seis livros: O Império dos Livros - Instituições e Práticas de Leituras na São Paulo Oitocentista (Edusp; Fapesp, 2011), que foi reproduzido em 24/9/2011no suplemento de sábado do Estado de S.Paulo, descreve os poucos espaços de circulação e consumo de livro na metrópole paulista. Publicou ainda Outros 300! (Edusp, 2011), Paula Brito: editor, poeta, artífice das letras (Edusp, 2010), São Paulo: Espaço e História (LCTE, 2008), Leituras Marxistas e outros estudos (Xamã, 2004) e Comércio e vida urbana na cidade de São Paulo (1889-1930),(Senac, 2002).

Assinou 19 artigos publicados em diversos veículos, jornais de notícias/revistas, 12 capítulos em diversos livros, além de textos e resumos publicados em anais de congressos.

 

Ganhadora do Prêmio Sergio Buarque de Holanda, da Fundação Biblioteca Nacional, na categoria Melhor Ensaio do Ano de 2011 com o livro O Império dos Livros: instituições e práticas de leituras na São Paulo oitocentista, São Paulo, Edusp, Fapesp, 2011).

No mesmo ano recebeu mais dois prêmios. Foi Prêmio Jabuti, na categoria Livros Paradidáticos, pela a coautoria com Nilma Lacerda, pelo livro Sortes de Villamor, São Paulo, Scipione, 2010), concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).  E outro Prêmio Jabuti, na categoria Comunicação (colaboração - 1o. lugar) - Direção: Aníbal Bragança e Márcia Abreu (Impresso no Brasil, São Paulo, Ed. Unesp, 2010), Câmara Brasileira do Livro (CBL). 

Em 2012 veio mais um Jabuti. Foi premiada em Comunicação com O império dos livros: instituições e práticas de leitura na São Paulo oitocentista (Edusp).

 

 

 

Atualizado em dezembro/2012 – Portal dos Jornalistas

 

Fontes:

 

Jornalistas&Cia - Edição 874

https://uspdigital.usp.br/tycho/CurriculoLattes

http://www.eca.usp.br/cje/docentes.php

http://www.edusp.com.br/livroseuniversidades/50anos/programacao.asp

http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2246/1731

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)