Marisa Midore Deaecto

    A própria trajetória de Marisa Midore Deaecto já propõe quese transforme em livro a sua vida, incluindo a formação acadêmica, atuação comoprofessora em várias universidades, faculdades, cursos EAD e escritorapremiada.  Dedica-se a pesquisas sobreEconomia e Cultura Urbana, tendo publicado seis livros e artigos voltados paraesta temática. E, entre outras atividades está na mídia.

    A carreira acadêmica começou com a graduação em História,pela FFLCH-USP, São Paulo, concluída em 1996, quando desenvolveu o Estudo daprodução açucareira no Brasil: os Bangüês. Iniciou em 1997 o Mestrado em História Econômica que finalizou em 2000com a monografia Comércio e vida urbana na cidade de São Paulo (1889-1930). De2001 a 2005 completou o doutorado em História Econômica, também pela USP, com atese No Império das Letras: circulação e consumo de livros na São Paulooitocentista, obtida em 2006.

    Como formação complementar fez em 2001, no Centro CulturalBanco do Brasil o curso Os desafios do texto: do leitor ao navegador; depois aextensão universitária (2003 ? 2004) em Les nouveaux lecteurs, Ecole des HautesÉtudes en Sciences Sociales/ EHESS é uma instituição francesa de ensinosuperior e pesquisa em ciências sociais. No mesmo período aproveitou para fazeroutra extensão universitária em Le marché éditorial en France, na Universite deVersailles Saint-Quentin-en-Yvelines.

    No jornalismo trabalhou de 1993 a 1997 na Revista Temporaese desde 2010 está na Revista Marxista brasileira, Mouro e também permanece comoeditora na Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição da USP.

    É docente do Departamento de Jornalismo e Editoração daEscola de Comunicações e Artes (USP), desde 2009; professora credenciada noPrograma de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de FilosofiaLetras e Ciências Humanas (USP), desde 2010; dá aulas como professora convidadana cátedra História e Civilização do Livro, da EPHE-Paris. Coordena o Grupo deEstudos História da Edição e das Práticas de Leitura no Brasil (Séculos XIX eXX). Foi membro da Diretoria da Associação Nacional de História de 2009 a 2011.

    Em 2012 segue como Conselheira da Comissão de Pesquisa daEscola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2010-2011).

    Lançou seis livros: O Império dos Livros – Instituições ePráticas de Leituras na São Paulo Oitocentista (Edusp; Fapesp, 2011), que foireproduzido em 24/9/2011no suplemento de sábado do Estado de S.Paulo, descreveos poucos espaços de circulação e consumo de livro na metrópole paulista.Publicou ainda Outros 300! (Edusp, 2011), Paula Brito: editor, poeta, artíficedas letras (Edusp, 2010), São Paulo: Espaço e História (LCTE, 2008), LeiturasMarxistas e outros estudos (Xamã, 2004) e Comércio e vida urbana na cidade deSão Paulo (1889-1930),(Senac, 2002).

    Assinou 19 artigos publicados em diversos veículos, jornaisde notícias/revistas, 12 capítulos em diversos livros, além de textos e resumospublicados em anais de congressos.

     

    Ganhadora do Prêmio Sergio Buarque de Holanda, da FundaçãoBiblioteca Nacional, na categoria Melhor Ensaio do Ano de 2011 com o livro OImpério dos Livros: instituições e práticas de leituras na São Paulo oitocentista,São Paulo, Edusp, Fapesp, 2011).

    No mesmo ano recebeu mais dois prêmios. Foi Prêmio Jabuti,na categoria Livros Paradidáticos, pela a coautoria com Nilma Lacerda, pelolivro Sortes de Villamor, São Paulo, Scipione, 2010), concedido pela Câmara Brasileirado Livro (CBL).  E outro Prêmio Jabuti,na categoria Comunicação (colaboração – 1o. lugar) – Direção: Aníbal Bragança eMárcia Abreu (Impresso no Brasil, São Paulo, Ed. Unesp, 2010), Câmara Brasileirado Livro (CBL). 

    Em 2012 veio mais um Jabuti. Foi premiada em Comunicação comO império dos livros: instituições e práticas de leitura na São Paulooitocentista (Edusp).

     

     

     

    Atualizado em dezembro/2012 ? Portal dos Jornalistas

     

    Fontes:

     

    Jornalistas&Cia – Edição 874

    https://uspdigital.usp.br/tycho/CurriculoLattes

    http://www.eca.usp.br/cje/docentes.php

    http://www.edusp.com.br/livroseuniversidades/50anos/programacao.asp

    http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2246/1731