APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Maristela Crispim

Maristela Crispim

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará, é membro da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais. Escreve no Diário do Nordeste uma página semanal de gestão ambiental

Maristela Machado Crispim nasceu em 12 de junho de 1970, no Rio de Janeiro (RJ). É jornalista formada, em 1992, e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, em 2008, pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CE).
 
Começou a carreira em 1992, no jornal Diário do Nordeste, como repórter de Cidades. Em 1995, foi trabalhar na assessoria de comunicação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), onde ficou até meados de 1997. Teve rápida passagem pela Tribuna do Ceará, como repórter, e voltou para o Diário do Nordeste em agosto de 1997, como editora.
 
Desde 2004, é responsável pela página semanal de Gestão Ambiental publicada no caderno de Negócios do jornal Diário do Nordeste (CE). Também é editora de Reportagem Especial, desde agosto de 2010. Fazia parte da editoria desde 2006, como redatora. Antes, trabalhou 14 anos na editoria de Cidade, do mesmo periódico.
 
Membro da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais (Rbja), faz parte também do corpo docente do Curso de Especialização em Gestão Ambiental da Universidade de Fortaleza (Unifor/CE).
 
Foi premiada em mais de vinte ocasiões, entre elas com os prêmios: Confea  de Jornalismo 2004, na categoria Arquitetura, promovido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; Abecip de Jornalismo 2008, na categoria Mídia Impressa/Segurança Jurídica e Responsabilidade Social (Meio Ambiente), promovido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, e o Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, nas categorias Mídia Nacional/Jornal e Grande Prêmio, comandando a equipe de repórteres especiais Samira de Castro, Maria Iracema Moreira Sales e Fernando Furtado Maia, com a reportagem Retrato Sertanejo: Esperança e Convivência, publicada no Diário do Nordeste.
 
Foi escolhida finalista duas vezes no Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, edição 2013. Primeiro com a matéria A desertificação, que Maristela Crispim desenvolveu com os jornalistas Fernando Maia e Emerson Rodrigues, e em segundo com a Viúvas do veneno, com o jornalista de Melquíades Júnior. Ambas publicadas Diário do Nordeste (CE);
 
 
Atualizado em outubro/2013 - Portal dos Jornalistas
 
Fonte:
Jornalistas&Cia - 918
Informações encaminhadas pela editora

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)