APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marlyana Tavares

Marlyana Tavares

Editora dos cadernos de Turismo e Informática do Jornal Estado de Minas. Foi agraciada com o Prêmio ABRELPE de 2003 e atuou durante muitos anos na área do Meio Ambiente.

Marlyana Tavares de Almeida nasceu em Leopoldina, Zona da Mata Mineira, em 08 de julho de 1960. Mudou para Belo Horizonte com 20 anos para continuar os estudos. Cursou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

Iniciou a carreira profissional como Analista de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Posteriormente, atuou como repórter do caderno de Gerais do Jornal de Minas, onde chegou a ocupar o cargo de Editora.

No ano de 1987, trabalhou como repórter do Diário Oficial de Minas Gerais.

Em 1988, recebeu um convite para fazer uma substituição no Jornal Estado de Minas. Durante esse período, apareceu uma vaga para a editoria de Cidades, onde, então, foi contratada como repórter.

Entre 1992 e 1994, passou a atuar em várias editorias do jornal e produziu diversas matérias para o caderno de Agropecuário.

Posteriormente, foi repórter de Meio Ambiente durante nove anos. Nessa época, chegou a conciliar o seu trabalho no jornal com o de Assessora- Chefe da Fundação Estadual do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Com o caderno especial “Papel Noel”, lançado em 2003 pelo Estado de Minas, Marlyana, juntamente com outros três jornalistas, conquistou o primeiro lugar no 8º Prêmio ABRELPE de Reportagem.  O trabalho retratava de forma ampla como a questão do lixo vinha sendo encarada no país. 

Em 2004, foi promovida à Subeditora do caderno de Gerais, onde permaneceu até meados de 2005, quando, então, foi convidada a assumir o cargo de Editora do caderno de Turismo e do caderno de Informática, função que vem exercendo atualmente.

Nesses sete anos à frente do caderno de Turismo, já visitou várias cidades nacionais e internacionais apurando suas principais características, culinária, cultura e atrações, além de buscar informações sobre hospedagens, preços dos serviços, etc.

Em 2005, o caderno conquistou o primeiro lugar do Prêmio da Comissão Européia de Turismo (CET) de Jornalismo como o melhor caderno de Viagem.

Já no caderno de Informática, a jornalista busca sempre abordar assuntos de tecnologia que impactam a vida dos cidadãos, procurando fazer comparativos e apontar os melhores caminhos para os usuários.

 

 

Atualizado em 24 de fevereiro de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista. 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)