APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marta Góes

Marta Góes

Jornalista, escritora e dramaturga, trabalhou em jornais como Última Hora SP, O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde e nas revistas Isto É, Veja, Afinal, Cláudia e Private Brokers. É autora de sete peças teatrais, lançou vários livros entre eles o ‘Alfredo Mesquita – Um Grã-fino na contramão’ (Editora Terceiro Nome).

Marta Góes nasceu em Houghton, Michigan, nos Estados Unidos, em 1953. Quando fez um ano e meio, os pais dela, que estavam em viagem de estudos, resolveram voltar para o Brasil. Ela é jornalista há mais de vinte anos.

Iniciou no jornalismo em 1973. Marta trabalhou no Caderno2, do jornal O Estado de S.Paulo, também nos Jornal da Tarde, Ultima Hora SP e nas revistas IstoÉ, Claudia, Veja, Afinal e Private Brokers entre outras publicações.

É autora de sete peças teatrais e suas personagens já foram interpretadas por atrizes como Regina Braga, Irene Ravache, Amy Irvin e Marisa Orth.

A estreia como dramaturga aconteceu nos anos 80, com a comédia Prepare seus pés para o Verão em 1987. Desde então, mantém o fascínio pela comédia do cotidiano. Escreveu também A Moça que Falou Assim, Miss Cyclone, além de roteiros para seriados de televisão, como Malu Mulher (1980); depois também para televisão escreveu três episódios para a série em que a personagem chamava-se Joana, era uma jornalista, em Retratos de Mulher e a série Aplauso.

A jornalista Marta Góes lançou em julho de 2001 Um Porto Para Elizabeth Bishop, peça estrelada por Regina Braga, encenada em São Paulo. A peça conquistou a crítica com um texto delicado, que constrói o perfil rico da poeta americana em sua passagem pelo Brasil, repleto de nuances. O monólogo que valeu um Prêmio APCA/2001 à atriz Regina Braga. Em Nova York, a peça foi encenada por Amy Irving.

Em A Reserva, Marta volta ao universo das pessoas comuns. Na peça aponta para as grandes escolhas embutidas nas situações prosaicas da vida. Foi para o palco com Irene Ravache no elenco. A trajetória dos textos tem em todas as suas protagonistas as mulheres.

Escreveu o livro infantil A Menina que se Apaixonava (Companhia das Letrinhas, 2002), sobre sua infância em Petrópolis. Num texto com bom humor e emoção, Marta Góes lembrou um pedaço da sua própria infância, passada em Petrópolis, no início dos anos 60.

Em dezembro 2007, lançou a biografia Alfredo Mesquita, Um Grã-fino da Contramão (Editora Terceiro Nome), sobre o criador da escola de Arte Dramática de São Paulo e, em 2008, Mulheres Virando o Jogo, uma coletânea de textos teatrais. Lançou em 2008, outra biografia Regina Braga: Talento é um aprendizado.

Estreou Só (Mais) um Instante, em 2002, peça que reflete sobre as relações afetivas de uma família de classe média brasileira, no dia-a-dia, durante cinco anos. Na peça, Marta trata de um momento dolorido de sua vida. Ela falou sobre o assunto: “Perdi um irmão num desastre de avião em 1996, o acidente da TAM, com o voo que ia de São Paulo para o Rio. Um outro irmão foi contar o que tinha acontecido para os meus pais, que moravam em Petrópolis. Ficava me perguntando o que dava a essa pessoa a coragem de contar isso sabendo que a reação de meus pais seria extremamente dolorosa. Acho que era o amor que sentia por eles”. Sobre a tristeza de escrever sobre a tragédia disse: “Nada é tão doloroso como a vida real”.

Veja, na ‘Linha do Tempo’ a obra de Marta em livros, peças e a trajetória no jornalismo ano a ano. Na ‘Galeria’ estão algumas das capas dos livros e fotos dela em várias momentos. As duas bandas informativas fazem parte deste perfil.

Marta Góes e Mário Prata, jornalista e escritor, são pais do também escritor Antonio Prata, que escreve para o caderno Cotidiano da Folha de S.Paulo e é colunista da Folha.uol.  

 

 

Atualizado em fevereiro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://teatropedia.com/wiki/Marta_G%C3%B3es

http://www.terra.com.br/istoegente/142/diversao_arte/teatro_ping_marta_goes.htm

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)