APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Marta Salomon

Marta Salomon

Profissional dedicada às grandes reportagens, já escreveu sobre diversas denúncias de corrupção no Governo Federal. É especialista em Políticas Públicas

Marta Maria Röhe Salomon é natural do Rio de Janeiro (RJ), onde nasceu em 17 de maio de 1962. Formou-se em Jornalismo na turma de 1983 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj).

Trabalhou na rádio JB e teve a oportunidade de participar da equipe que realizou a apuração paralela das eleições de 1982, revelando uma tentativa de fraude contra o candidato Leonel Brizola (1922-2004), caso que ficou conhecido como Escândalo Proconsult. Depois, foi para a rádio Roquette Pinto, também no Rio, até que, em 1985, mudou-se para Brasília (DF).

Na capital federal, atuou na TV Manchete coordenando e apresentando programa dedicado à cobertura da Assembleia Nacional Constituinte. Também trabalhou como repórter nas sucursais dos jornais Gazeta Mercantil e O Estado de S.Paulo.

Na Folha de S.Paulo, escreveu importantes notícias de denúncias de corrupção no governo Fernando Henrique Cardoso e de avaliação das políticas públicas desde os anos 1990. Nos últimos anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva levantou, pela primeira vez, informações sobre o uso indiscriminado e sigiloso de cartões de crédito por assessores presidenciais, revelou os custos da troca do avião presidencial (o Aerolula), detalhou aspectos dos programas sociais, como o Fome Zero, que levaram o governo a promover alterações no seu funcionamento, e mostrou que o programa Primeiro Emprego não funcionou. Também revelou que as contas do presidente Lula eram supostamente pagas pelo presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamoto, e expôs o lobby contra a legislação do desarmamento.

Além de repórter especial, foi chefe da redação da sucursal da Folha em Brasília. Deixou a Folha e fez rápida passagem pela sucursal de O Estado de S.Paulo, de abril a julho de 2012, cobrindo Políticas Públicas – setor de que se tornou especialista. Foi dirigir a sucursal da revista IstoÉ, onde também ficou pouco tempo – até novembro de 2012 –, preferindo dedicar-se às grandes reportagens, incompatíveis com cargos de direção, em sua opinião. Prepara um livro sobre a Amazônia.

É considerada uma das jornalistas que mais conhece e utiliza o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).


Atualizado em novembro de 2012 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Arquivo Jornalistas&Cia

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)