APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Martha Lopes

Martha Lopes

Jornalista especializada em cobertura cultural, especialmente a literária, já passou pela Folha de S.Paulo e Editora Globo.

Martha Alvarez Lopes Makita nasceu na cidade de São Paulo, no dia 17 de amio de 1984. Se formou jornalista pela Faculdade de Comunicação da Fundação Cásper Líbero em 2006. Também concluiu pós-graduação em jornalismo cultural pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2009.

Começou a carreira na Editora Globo, na Unidade de Negócios Infantis. Como a própria jornalista relata: "Ali, aprendi a lidar com diferentes etapas do processo editorial: redação e apuração de textos, edição, pesquisa de imagens, briefing de ilustrações e contato com autores". Na editora, atuou com livros e revistas envolvendo as turmas de personagens do Sítio do Picapau Amarelo, criado por Monteiro Lobato; Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa; e Menino Maluquinho, desenvolvido por Ziraldo.

Em 2006 foi para o Grupo Editorial Summus, onde coordenava todas as etapas do processo editorial. Saiu da empresa em setembro de 2008.

Em maio do ano seguinte, ingressou no Colherada Cultural, um site que produz conteúdo sobre cultura. Atuou durante dois anos e meio como repórter, entrevistadora e articulista de literatura.

No mesmo período, foi repórter da Folha de S.Paulo. Na publicação era responsável pelas reportagens nas editorias Guia da Folha Online, com cobertura dos assuntos como cinema, criança, passeios e teatro (incluindo a 33a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), turismo online e Folhinha.

Mantém o blog O que eu queria dizer, onde aborda os temas de cultura e literatura.

 

 

Atualizado em abril/2013 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)