APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Martin Feijó

Martin Feijó

Tem dez livros publicados, além de diversos artigos, trabalhos publicados em anais de comunicação. Já trabalhou como jornalista e hoje se dedica a dar aula.

Martin Cezar Feijó nasceu no dia 15 de novembro de 1951 no bairro do Cambuci, na cidade de São Paulo. Cursou a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), no Departamento de História, onde obteve bacharelado e licenciatura em 1979.

Fez também teatro popular, como ator, diretor e dramaturgo entre 1971 e 1976. Deu aulas de história em colégios e cursinhos pré-vestibular entre 1974 e 1983, principalmente no Sistema Anglo-Singular, nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul. Também lecionou em cursinho pré-vestibular na cidade de Santos neste período.

Trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo de 1983 a 1985, no Departamento de Teatros, como administrador do Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, na gestão do Prefeito Mário Covas, sendo secretários municipais da cultura, respectivamente, Fábio Magalhães e Gianfrancesco Guarnieri.

Foi editor de cultura do jornal Voz da Unidade, entre 1985 e 1988, implantando uma reforma editorial visando abrir as páginas culturais do jornal do PCB a uma nova perspectiva no quadro da redemocratização no plano nacional e da crise do socialismo no plano internacional.

Desde 1988 leciona Comunicação Comparada na Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde exerceu cargos de Chefe de Departamento e Vice-Diretor, e atualmente é Coordenador de Pesquisa. Nesta instituição também dá aula de Política Cultural para a turma de Pós-Graduação de Jornalismo cultural.

Doutorou-se em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP em 1999, na área de pesquisa em Políticas Culturais e Pensamento Social.

Desde 2002, é integrante do programa de pós-graduação de mestrado acadêmico em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie como professor, pesquisador e orientador.

Desenvolveu projeto de pós-doutorado na PUC-SP no programa de Ciências da Religião sobre Giambattista Vico, lecionando uma disciplina sobre Cinema e Religião no ano de 2004.

É também Conselheiro Editorial da revista Política Democrática, vinculada à Fundação Astrojildo Pereira, com sede em Brasília/DF. 

Em 2008, lecionou nos cursos de MBA-Gestão do Luxo (Cultura do Luxo), Jornalismo Cultural (História da Cultura e Políticas Culturais), Crítica de Cinema (Cinema, Literatura e Teatro) e Gestão Executiva em Televisão (Crítica de Televisão), todos oferecidos pela FAAP. O curso de História Cultural da Inteligência foi realizado no Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).

No momento, desenvolve projeto de pesquisa sobre a História Cultural da Inteligência. Martin é autor de dez livros, entre ficção, ensaios e paradidáticos, e possui uma vasta coletânea de artigos publicados em periódicos, revistas e jornais, diversos trabalhos apresentados países a fora, participação em mais de vinte bancas examinadoras entre mestrado e doutorado e é pioneiro na discussão de contracultura no país.

Atualizado em julho/2012 - Portal dos Jornalistas

 

 

 

 

 

Fonte: informações cedidas por e-mail

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)