APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Matheus Pichonelli

Matheus Pichonelli

Além de jornalista é cientista social, como repórter cobriu duas eleições presidenciais, operações da Polícia Federal e julgamentos importantes. Foi repórter da Folha de S.Paulo, editor do portal iG; além de repórter e subeditor do site da CartaCapital, onde manteve uma coluna sobre sociedade, cinema e comportamento. Faz parte do time da Yahoo que irá cobrir, comentar e analisar as eleições de 2014.

Matheus Pichonelli é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em 2005, na capital paulista. Pela Universidade de São Paulo / USP concluiu a cátedra de Cientista Social, em 2009.

Como repórter do jornal Folha de S.Paulo, publicou cerca de 400 reportagens e/ou entrevistas sobre eleições, orçamento, políticas públicas, infraestrutura, problemas urbanos, corrupção e eventos culturais para cadernos como Cotidiano, Poder, Ilustrada, Mercado e Internacional. Foram quase quatro anos de trabalho na Folha. No segundo semestre de 2009, ganhou o Prêmio Folha de Avaliação.

Para o portal iG cobriu as eleições presidenciais e estaduais de 2010 e produziu reportagens sobre questões urbanas, como a situação de moradores em áreas de risco e a execução de programas federais como o PAC. No iG ficou por mais de um ano, período em que cobriu operações da Polícia Federal e julgamentos importantes, como o do casal Nardoni condenados (em março de 2010) pela morte da menina Isabella de Oliveira Nardoni, de cinco anos de idade, defenestrada (arremessada) do sexto andar do Edifício London no distrito da Vila Guilherme, em São Paulo, na noite do dia 29 de março de 2008. 

Assumiu como repórter e subeditor do site de CartaCapital. Para a revista escreveu regularmente desde maio de 2011 a julho de 2014.  No último ano e meio produziu textos opinativos sobre eventos esportivos, políticos, culturais e relacionados a direitos humanos para CartaCapital focado principalmente no comportamento do brasileiro diante dos desdobramentos dos principais fatos registrados.

Passou a integrar em julho de 2014 a redação do portal Yahoo com o novo time de blogueiros e colunistas que chega ao portal para reforçar a cobertura eleitoral de 2014. Com ele também estreiam no Yahoo Rogério Pacheco Jordão e Plinio Fraga.

Na cobertura especial caberá a Matheus “apontar as limitações e contradições do sistema representativo, carente de aperfeiçoamento e vítima de apelos autoritários que surgem justamente, e não coincidentemente, durante o período eleitoral”, conforme explicou Ricardo Lombardi, Head of Media do portal no Brasil.

 

 

Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://br.linkedin.com/pub/matheus-pichonelli/65/860/b07

http://www.cartacapital.com.br/autores/Matheus-Pichonelli

https://www.facebook.com/matheus.pichonelli/about

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)