APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Maurício Kubrusly

Maurício Kubrusly

Crítico musical, dono de estilo irreverente, faz carreira na TV Globo com reportagens variadas. É autor de dois livros-reportagem e mais um de literatura popular

Maurício Araújo Kubrusly nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 28 de setembro de 1945.
 
Em meados dos anos 1960, começou a carreira fazendo estágio no Jornal do Brasil (RJ). Anos depois, assumiu o posto de diretor da sucursal do JB em São Paulo (SP). Trabalhou como repórter do Jornal da Tarde (SP), onde foi responsável por reportagens sobre Artes e Espetáculos e assinava seção de Crítica Musical. Também escreveu crítica de Música para outros veículos, como a revista Senhor (RJ) e o jornal Folha de S.Paulo (SP).
 
Em 1978, saiu do Jornal da Tarde para editar a primeira revista brasileira de áudio e música: a Som Três (SP), da Editora Três. A publicação durou dez anos. Passou também pela rádio Excelsior, atual CBN São Paulo. Entrou na TV Globo no final dos anos 1970 como crítico de Música do telejornal Hoje, função que já exercia no programa Panorama, da TV Cultura.
 
Irreverente na maneira de se comunicar, foi convidado a trabalhar como repórter. Desde então, fez matérias para quase todos os programas jornalísticos da emissora, com enfoque em Artes e Espetáculos. Entrevistou grandes nomes da música nacional e internacional e cobriu festivais de música, como as edições do Rock in Rio e do Holllywood Rock.
 
Marcou também com seu estilo as coberturas de Carnaval. Participou ainda da cobertura de eventos esportivos, como Olimpíada e Copas do Mundo de Futebol. Ganhou destaque com a entrevista que fez com dalai lama Tenzin Gyatso, em 1992, durante a Eco-92.
 
Com o quadro Me Leva Brasil, exibido no Fantástico a partir de janeiro de 2000, mostrou o dia a dia de brasileiros que vivem longe dos grandes centros do País. Esta tarefa acabou se transformando no livro Me Leva Brasil – A fantástica gente de todos os cantos do País (Globo, 2005), em que narra sua experiência ao longo dos primeiros cinco anos de viagens. A fase internacional da atração, por sua vez, rendeu o livro Me Leva Mundão (Globo, 2011). Bem antes, já havia publicado O Homem dos 13 Pontos (Edibolso, 1975).
 
Sempre defendeu a abertura de espaço para Cultura e Comportamento no Jornalismo da TV Globo. Em 2002, ganhou o Prêmio da Comissão Européia de Turismo pela série Me Leva Portugal, exibida no Fantástico, e o Prêmio Comunique-se de Jornalismo e Comunicação Empresarial de Melhor Jornalista de Cultura. Em 2005, ganhou o Comunique-se de Melhor Jornalista de Cultura em Mídia Eletrônica. Pela série de reportagens itinerantes realizada na Alemanha durante a Copa do Mundo de 2006 conquistou o Prêmio CET de Jornalismo.
 

Em maio de 2013 foi anunciado como novo comentarista da Rádio CBN, tarefa que passou a acumular com o trabalho da Globo. Na CBN Brasil atualiza os ouvintes sobre a música e os talentos das diversas cidades do país.

 
 
Atualizado em Julho/2014 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauricio-kubrusly/MAURICIO-KUBRUSLY.htm
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)