APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Maurício Menezes

Maurício Menezes

Jornalista, humorista e blogueiro, é o criador da peça Plantão de Notícias, onde faz piada com as gafes cometidas pelos colegas, no exercício da profissão

Maurício Moreira de Menezes nasceu em Gurinhatã (MG), em 2 de março de 1950. Diz não ter escolhido ser radialista ou jornalista, mas que uma série de fatores escolheu a profissão por ele. Quando tinha 20 anos, era mau estudante e foi obrigado pelo pai a trabalhar. Em 1970, era atendente de telefone da rádio Nacional (RJ), quando uma greve de jornalistas o colocou à frente do microfone, para atender aos ouvintes da emissora. A carreira se iniciou naquele momento.
 
Ainda em 1970, foi contratado pela rádio Globo (RJ), onde ficou por 29 anos e exerceu as funções de repórter, editor, chefe de reportagem e apresentador.
 
Em 1972, paralelamente, foi ser repórter e chefe de reportagem da sucursal carioca de O Estado de S.Paulo, funções que ocupou por 25 anos. Além disso, no período, teve passagens pela Rede Globo de Televisão, pelo Grupo Visão, pelas assessorias do Club de Regatas Flamengo, do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral.
 
Em 1990, durante o sequestro de Roberto Medina, surgiu a ideia de reunir as gafes dos jornalistas no stand up Plantão de Notícias: acantonado na porta da casa do publicitário, para passar o tempo à espera de novidades, ficava contando histórias de colegas jornalistas aos outros plantonistas. Quando o sequestro acabou, percebeu que tinha um show montado. Dali foi para o palco dos bares e, depois, para o dos teatros.
 
Descoberta a veia humorística, trabalhou, de 1993 a 1999, como produtor e redator do Programa Francisco Barbosa, na rádio Globo. Participou, ainda em 1999, do Plantão de Notícias, da CNT (RJ), com o radialista Hélio Júnior, onde satirizava programas de TV.
 
O programa ainfda foi transmitido pela Record (2001-2003) e Band (2003-2004).
 
Desde então, atua como comentarista no Programa Clóvis Monteiro, da Rádio Tupi AM (RJ), e no Observatório da Imprensa, da TV Brasil (RJ). Criou a produtora Full Time e apresenta espetáculos de stand up em teatros e eventos corporativos.
 
Mantém o site Plantão de Notícias – O Humor no Jornalismo, que abriga uma webtv. Integra, desde 2011, o programa Balanço Esportivo RJ, apresentado por Edilson Silva na CNT, de segunda a sexta-feira, às 12h30.
 
Foi ainda, jurado nacional do Prêmio Embratel, apresentador dos prêmios Esso e Comunique-se, além de ter participado de diversos programas de entrevistas como o Jô Soares (8 vezes), Adriane Galisteu, Ana Hickman e Fausto Silva.
 
 
Atualizado em março/2013 - Portal dos Jornalistas
Fontes:Informações fornecidas pelo jornalista
 
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)