APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Mauricio Puls

Mauricio Puls

Redator especial da Folha de S.Paulo, foi articulista do jornal e escreveu livros sobre arquitetura, pintura abstrata e sobre política.

Mauricio Puls é sociólogo formado pela USP (Universidade de São Paulo) e articulista da Folha de S.Paulo entre 1998 e 2012, onde escreveu artigos sobre política e sobre cultura. 

Sociólogo formado pela Universidade de São Paulo, escreveu os livros Arquitetura e Filosofia (Annablume, 2006), O Significado da Pintura Abstrata (Perspectiva, 1998),  resenhas no jornal Folha de S.Paulo e, na área de ciência política, o livro O Malufismo (Publifolha, 2000).
 
No livro Arquitetura e Filosofia analisa os principais argumentos apresentados pelos filósofos ao longo da história para explicar a beleza arquitetônica. 

Com o título O Malufismo explica o fenômeno político populista de direita que tinha na figura de Paulo Maluf o principal líder, e que perdurou em São Paulo entre 1968 e 1996.

O Significado da Pintura Abstrata mostra qual é o significado de um quadro abstrato e como interpretar uma obra que parece não guardar nenhum vínculo com a realidade? O livro parte do pressuposto de que a pintura é uma linguagem artística, que espelha o homem e seu mundo. Assim como as expressões verbais, os quadros constituem sentenças dotadas de sujeito e predicado.

Maurício Puls também escreveu artigos sobre artes plásticas na revista Cultura Vozes.

Em 2012, junto com Alessandra Kianek, Deise de Oliveira, Fabiana Futema, Márcio Diniz,  Luiz Antonio Del Tedesco, Rogério Ortega, Rosana Vasconcellos e Vanessa Alves, passou para o cargo de redator especial da Folha de S.Paulo.



Atualizado em julho/2012 - Portal dos Jornalistas.

http://www.arte.abstrata.nom.br/reslivro.html
http://www.arte.abstrata.nom.br/arqfresumo.html

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)